Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  27.09.11

Nota Fiscal Paulistana


Primeiro sorteio de prêmios da Nota Fiscal Paulistana emprega metodologia desenvolvida por pesquisadores do IPT


Na manhã da segunda-feira, dia 26 de setembro, realizou-se na sede da Prefeitura Municipal de São Paulo o sorteio de prêmios da Nota Fiscal Paulistana. Participaram do concurso quase 1,4 milhão de bilhetes, concorrendo a um total de 137.553 prêmios. A participação de cada cidadão no sorteio está vinculada à solicitação da Nota Fiscal Paulistana, informando o CPF ou o CNPJ, sempre que for utilizado qualquer serviço na cidade de São Paulo como estacionamentos, academias e escolas particulares, entre outros.

Segundo o pesquisador Alessandro Santiago, do Centro de Tecnologia da Informação, Automação e Mobilidade do IPT, o CIAM, o documento emitido pelos prestadores de serviços na cidade de São Paulo é a garantia para que o cidadão obtenha os benefícios do programa e participe dos sorteios. “No próximo dia 10 de outubro, a Prefeitura realizará um evento especialmente para a entrega das premiações deste primeiro sorteio da Nota Fiscal Paulistana.”

TECNOLOGIA – A metodologia foi desenvolvida pela equipe técnica do CIAM e utiliza um algoritmo público, recomendado internacionalmente pelo Nist, o National Institute of Standards and Technology dos Estados Unidos, considerado um dos melhores no mundo para distribuições numéricas aleatórias. Esta metodologia constitui a base da solução formulada para a Prefeitura, utilizando os mesmos princípios empregados na Nota Fiscal Paulista, do Governo do Estado de São Paulo.

A equipe do CIAM vem trabalhando em soluções para manter a segurança e confiabilidade de sorteios públicos promovidos por instituições em todo o País. A experiência desse grupo já foi aplicada com sucesso pelos governos de São Paulo e Mato Grosso e, agora, em sorteio municipal de São Paulo. A equipe técnica do CIAM envolvida neste processo é integrada por Antonio Amorim, Edson Rios e Renato Curto, além de Alessandro Santiago.