Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  11.10.11

Inovao nrdica


Institutos de pesquisas da Finlândia e Suécia conheceram tecnologias ambientais e navais em visita ao IPT


Duas das mais importantes instituições de pesquisas do norte europeu enviaram representantes para conhecer o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) na última quinta-feira, seis de outubro. O VTT (Technical Research Centre of Finland) é uma organização de pesquisas multitecnológicas que fornece, globalmente, soluções de ponta e serviços de inovação; a outra visita foi do SP Technical Research Institute of Sweden, dedicado ao desenvolvimento e avaliação de tecnologias, materiais, produtos e processos que vinculem pesquisa e comercialização.

As organizações são semelhantes ao IPT na multidisciplinaridade de suas atividades, em composição do orçamento (mix de investimentos públicos, fontes diversas de fomento e contratos de serviços) e na proposta de conectar universidade e empresa.

As finlandesas do VTT foram recebidas pelo gerente de relações corporativas, Eduardo Valle, e conheceram o Centro de Têxteis Técnicos e Manufaturados (Cetim) do IPT. Estiveram presentes a chefe de comunicações, Irene Hernberg, a gerente de contas de P&D, Katka Jokiaho, e a gerente do cluster florestal, Sanna Tuominen.

Um dos temas discutidos na visita foi o projeto de gaseificação de biomassa do IPT, que vai ao encontro da missão do centro de P&D do VTT inaugurado em março na cidade de Barueri (SP) e voltado a pesquisas em energias renováveis. Esta foi a segunda visita dos finlandeses ao Instituto em 2011, que recebeu em fevereiro uma delegação interessada em projetos de biotecnologia, papel e celulose.

SUÉCIA – O vice-presidente de desenvolvimento de negócios em energia, John Rune Nielsen, e a gerente de projetos, Jessica Magnusson, foram os dois executivos do SP Technical Research Institute of Sweden que visitaram o IPT. A instituição sueca é composta de oito departamentos – Construção e Mecânica; Certificação; Química e Materiais; Eletrônica; Energia; Pesos e Medidas; Fogo e Medição.

Os suecos foram recebidos pelo diretor-presidente do IPT, João Fernando Gomes de Oliveira, e pelo diretor de inovação, Fernando Landgraf. Eles visitaram o Centro de Engenharia Naval e Oceânica e o túnel de vento do Centro de Metrologia de Fluidos.