Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  19.10.11

Avaliao geoambiental


Águas subterrâneas de futuro aterro sanitário na cidade de Bofete serão monitoradas por equipe do IPT 



Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

Localizado na Região de Botucatu, o município de Bofete contará com o apoio dos técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para o monitoramento das águas subterrâneas da área onde deverá ser instalado o futuro aterro sanitário da cidade. O convênio para a realização do serviço foi assinado na última quinta-feira, 13 de outubro, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SDECT) pelo prefeito do município, Claudécio José Eburneo.

O objetivo é evitar uma possível contaminação do lençol freático na região. A realização do serviço ocorrerá por meio do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem), mantido pela SDECT. Através do programa, a secretaria financia serviços especializados do IPT para obtenção de diagnósticos emergenciais em municípios de pequeno e médio porte. Para a realização do estudo em Bofete, a SDECT disponibilizará R$ 177.459,93. Caberá à Prefeitura a contrapartida de R$ 31.083,47.

O levantamento consiste na elaboração de um mapa potenciométrico, instalação de poços de monitoramento e ensaios de permeabilidade e análises químicas de águas a partir dos parâmetros de qualidade definidos pelo Ministério da Saúde. O prazo para a execução dos trabalhos é de seis meses.