Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  21.10.11

Mudanas climticas em HQ


Instituto recebe alunos da ETEC e promove concurso para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


O IPT recebeu nesta quinta-feira, dia 20, um grupo de 73 alunos do curso de meio ambiente da Etec Osasco II, localizada na Vila dos Remédios em Osasco. O objetivo foi estimular a difusão de conhecimentos em prevenção de desastres naturais, promovendo um concurso cultural de histórias em quadrinhos. A ação faz parte da “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011 – SNCT”, coordenada nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que começou no dia 17 e vai até o próximo domingo. O tema da SNCT este ano é “Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos”.

Os estudantes convidados a participar do concurso cultural deverão elaborar histórias em quadrinhos. Para isso tiveram como suporte uma palestra sobre desastres naturais e áreas de risco no Brasil ministrada pelo pesquisador Eduardo Soares de Macedo, do Laboratório de Riscos Ambientais do Centro de Tecnologias Ambientais e Energéticas (Cetae) do IPT, uma exposição fotográfica sobre pessoas e paisagens no entorno da atividade técnica e a visita aos laboratórios do Centro de Engenharia Naval e Oceânica e o Túnel de Vento.

 
  • Semana Nacional de C&T
 

O jornalista e cartunista João Garcia, da Assessoria de Imprensa do IPT, responsável pela criação e produção de quadrinhos de humor gráfico sobre ciência e tecnologia da série intitulada “Os Cientistas em Quadrinhos”, exposta durante esta semana no “India-Brazil Symposium – Building Knowledge Networks Through University of São Paulo”, recepcionou os alunos e falou da popularização do tema, da importância de saber como são feitas as pesquisas e deu dicas para a criação das HQs.

Os alunos tem até o dia 27 de outubro para entregar os trabalhos e a comissão avaliadora terá quatro dias úteis para divulgar os resultados. Serão classificados no mínimo três e no máximo cinco trabalhos. Os três primeiros colocados serão premiados com uma assinatura semestral da revista “Pesquisa Fapesp”, cujo objetivo é difundir e valorizar os resultados da produção científica e tecnológica brasileira. O primeiro lugar contará também com a premiação do livro “Linguagem HQ – Conceitos Básicos”, um presente da loja Comix. Os trabalhos vencedores serão publicados no site do IPT.

A aluna Caroline Moreira, do 1º módulo da Etec, não conhecia o Instituto e achou tudo surpreendente. “Ganhamos um conhecimento além do esperado e gostamos muito que tenham aberto as portas para que conhecessemos mais de perto essa estrutura fantástica de tecnologia avançada”, afirma. Caroline diz que a palestra sobre desastres naturais fez com que tivesse uma outra visão dessa sociedade de riscos. Jorge Luís Costa, professor e coordenador do curso, achou fundamental a visita ao Instituto, “ela possibilitou a integração entre aluno, pesquisadores e comunidade, o que reafirma o objetivo do nosso curso”, disse.

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) é uma das 794 instituições participantes da SNCT que, em 2011, teve por objetivo principal mobilizar a população em torno de atividades de C&T&I, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.