Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  11.11.11

Visita de delegao alem


Grupo veio da Alemanha com objetivo de conhecer projetos nas áreas de meio ambiente e energias renováveis


O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) recebeu na quinta-feira, 10 de novembro, visita de delegação alemã da região de Potsdam. Composta por representantes de 13 empresas das áreas de bioenergia, agricultura, gestão de resíduos e energias renováveis, a delegação – cuja vinda ao Brasil foi organizada pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha – esteve no IPT com a intenção de conhecer a estrutura do Instituto e, principalmente, seus projetos em relação a meio ambiente e energias renováveis.

Delegação de Potsdam conheceu as instalações do Centro de Engenharia Naval e Oceânica
 
De acordo com o diretor de meio ambiente, energias renováveis e eficiência energética da Câmara Brasil-Alemanha, Ricardo Rose, “os temas mais promissores para a cooperação bilateral incluem biogás e energia fotovoltaica, nos quais o IPT já atua”. Após reunião com os visitantes, o diretor de inovação do IPT, Fernando Landgraf, avaliou que, além destes temas, as partes podem também colaborar nas áreas de biotecnologia e equipamentos analíticos.

Os visitantes ainda conheceram o túnel de vento do Centro de Metrologia de Fluidos (CMF) e o tanque de provas do Centro de Engenharia Naval e Oceânica (CNaval) do Instituto. Pesquisadores apresentaram os projetos em andamento ao grupo – que incluía organizações como o Instituto Zim Plant Technology GmbH, que criou método inovador de irrigação utilizando magnetismo e monitoramento via Internet, e o ATB, instituto de engenharia agrícola que desenvolve planta piloto para a conversão de recursos renováveis em processos biotecnológicos, entre outros projetos.