Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  19.08.09

Engenharia naval no Rio


IPT mostra experiência do tanque de provas e realiza conferência sobre eficiência em propulsão e manobras


De hoje a sexta-feira, 21 de agosto, o IPT participa do Navalshore 2009 – VI Feira e Conferência da Indústria Naval e Offshore, que se realiza no Rio de Janeiro, com um estande que mostra o trabalho do Instituto com ensaios de embarcações e plataformas de petróleo no tanque de provas do CNaval (Centro de Engenharia Naval e Oceânica).
Tanque de Provas do IPT, onde são testados modelos de embarcações e plataformas
 

O IPT apresenta aos visitantes um tanque de vidro que simula ensaios com modelos de embarcações e também um vídeo sobre os ensaios no tanque do Instituto, no campus da Cidade Universitária, que tem 300 metros de comprimento e gerador de ondas.

Na sexta-feira, às 14h30, o diretor do CNaval, Carlos Daher Padovezi, realiza conferência sobre aumento de eficiência em navios por meio de inovações em sistemas de propulsão e manobras. Segundo Padovezi, as soluções técnicas que serão apresentadas já existem há algum tempo no mercado, mas estão se tornando mais valorizadas atualmente pelos fabricantes de navios de grande porte e de cabotagem por conta de fatores como custo de combustível e a necessidade de preservação ambiental.

“A troca de um propulsor pode gerar entre 4% e 7% de eficiência”, afirma o pesquisador. Ele também diz que cascos mais modernos podem render outros 10% de eficiência. “Somados, esses fatores representam grande economia para o transporte marítimo”, pondera.

Serviço
Navalshore 2009 – VI Feira e Conferência da Indústria Naval e Offshore
Local: Centro de Convenções SulAmérica - esquina das Ruas Paulo de Frontim com Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio.
Funcionamento: dia 19/8, das 13h às 21h; dias 20/8 e 21/8: das 14h às 21h.
http://navalshore.com.br/pt/