Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  23.11.11

Energia solar


Palestra do pesquisador norte-americano John Perlin feita no IPT traz perspectiva histórica de painéis fotovoltaicos



Em 1880 cientistas norte-americanos desenvolveram o primeiro gerador fotovoltaico em todo o mundo, utilizando o elemento selênio. Somente em meados do século XX, após descoberta do transistor e em meio às disputas da chamada guerra fria foram desenvolvidas, nos Estados Unidos, as primeiras células solares com desempenho aperfeiçoado pelo uso do silício.
John Perlin: energia solar é uma opção vantajosa para o Brasil pela intensa insolação no País
 
A perspectiva histórica deste desenvolvimento tecnológico foi apresentada pelo pesquisador norte-americano John Perlin, da Universidade da Califórnia em Santa Barbara, em palestra intitulada “Do espaço para a Terra: a história da energia solar fotovoltaica”, realizada no IPT no dia 22 de novembro.

Perlin apresentou a energia solar como uma modalidade potencialmente vantajosa para o Brasil devido à intensa insolação. “É energia limpa, de baixo custo e cujos componentes têm um ciclo de vida longo.” Além disso, destacou a possibilidade de reciclagem do silício e os múltiplos empregos da tecnologia fotovoltaica, do setor aeroespacial à iluminação residencial, com impactos socioambientais importantes e destaque para a possibilidade de integração das comunidades isoladas.

Segundo o diretor do Centro de Tecnologia de Recursos Florestais do IPT, Geraldo Zenid, a palestra de John Perlin foi proposta à Diretoria de Inovação do Instituto. O livro de autoria do Perlin intitulado ‘A história das florestas’, traduzido para o português pelo pesquisador Marcio Nahuz, da Seção de Sustentabilidade de Recursos Florestais do IPT, foi apresentado no Brasil em encontro técnico do setor florestal e teve boa repercussão, daí o interesse em trazê-lo para uma apresentação. "O autor propõe a alternativa da energia solar como ecologicamente correta numa visão inovadora onde a árvore, por exemplo, é a materialização dessa modalidade energética. Para tornar este evento mais produtivo para o IPT, solicitamos ao palestrante que estendesse sua abordagem para o campo da energia fotovoltaica. Assim, pudemos compartilhar suas ideias com pesquisadores de outras áreas técnicas do Instituto", afirmou Zenid.

MEIO DE CAMPO – A palestra do professor John Perlin no IPT foi intermediada pelo ex-diretor do Instituto e membro da Sociedade Brasileira de Silvicultura, Amantino Ramos de Freitas: “A visita do professor Perlin ao Brasil foi patrocinada pela Associação da Indústria Madeireira de Capão Bonito (SP) e Cooperativa de Serviços e Pesquisas Tecnológicas Industriais (CPTI)". O visitante atendeu o convite das entidades para a inauguração do Centro de Pesquisas do Eucalipto Doutor Péricles de Freitas, braço tecnológico da Associação em Capão Bonito.