
Notcias
02.12.11
Novos sistemas construtivos
Tecnologias que disputam programas habitacionais precisam ser submetidas a avaliações técnicas
A metodologia de avaliação de desempenho, que visa analisar o comportamento potencial de uma habitação durante o uso, é a principal referência para balizar a avaliação de sistemas construtivos inovadores que participam do Sistema Nacional de Avaliações Técnicas (SiNAT), do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), ligado ao Ministério das Cidades.
O processo de avaliação é necessário para que a tecnologia possa integrar programas oficiais de habitação, como o ‘Minha casa, minha vida’, do Governo Federal.
![]() |
Fechamento em madeira passa por teste de desempenho no Laboratório de Componentes e Sistemas Construtivos |
Os aspectos de durabilidade que devem ser levados em conta dependem das características peculiares de cada sistema construtivo. É preciso identificar o que afeta a durabilidade em cada caso. Por exemplo, se o sistema em avaliação adota fechamento em réguas (sidings) de PVC é preciso verificar a resistência aos raios ultravioleta dessas réguas. Já se a tecnologia envolver componentes de aço, como o ‘steel frame’, a verificação inclui a avaliação da resistência à corrosão, do comportamento das juntas, entre outros aspectos.
A metodologia de avaliação adotada pelo IPT começa com a análise dos projetos do sistema em questão e visita técnicas a obras em execução. Depois são feitos os ensaios e análises propriamente ditos, de acordo com dois grupos: ensaios de caracterização de materiais e componentes e ensaios ou análises de desempenho. Caso a empresa não tenha obras em execução, faz-se necessária a construção de um protótipo.
Nos ensaios do primeiro grupo, são checadas, por exemplo, as características dos produtos, como dimensões, resistência mecânica dos materiais, composições químicas e físicas dos materiais, entre outras.
O grupo dos ensaios de desempenho inclui a análise dos níveis de segurança estrutural do sistema construtivo, observando as cargas de ruptura e de serviço. Exemplos de ensaios feitos nesse grupo são os de compressão excêntrica em paredes, impactos de corpo mole e de corpo duro em paredes, verificando a resistência do conjunto consolidado dos componentes, incluindo as juntas, se houver.
Outras características verificadas nesse grupo são a segurança contra incêndio, estanqueidade à água, desempenho acústico, durabilidade e desempenho térmico. Neste último item, por exemplo, é simulado um dia típico de verão e um dia típico de inverno, considerando as zonas bioclimáticas nas quais serão construídas as edificações.
A avaliação contempla as particularidades de cada sistema construtivo, o que ajuda a compor um quadro do desempenho global da edificação, o que em última análise diz se o sistema atende ou não requisitos pré-estabelecidos.
Outras notícias
-
20/04/2018
Turismo paulista
Curso oferecido pela Plataforma Pró Munícipios, em parceria com a SDECTI, auxilia cidades com potencial turístico -
18/04/2018
Guia para reas contaminadas
Manual para setor imobiliário, desenvolvido em uma parceria IPT, Secovi-SP e Aesas, será lançado em 26 de abril -
18/04/2018
Inovao em petrleo e gs
Tecnologia de simulação desenvolvida pelo IPT poderá ajudar empresas na exploração do pré-sal