Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  08.12.11

Concurso premia HQs


Concurso do IPT de quadrinhos sobre clima na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia premia alunos de Etec


Na terça-feira, dia 6 de dezembro, representantes da organização do concurso cultural de histórias em quadrinhos do IPT – Cristiane Alves de Sousa, Mariana Marchesi e João Garcia – visitaram a Etec Osasco II, localizada na Vila dos Remédios em Osasco. O objetivo foi apresentar o resultado do concurso e entregar os prêmios aos três primeiros colocados.

A iniciativa integrou a “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011 – SNCT”, realizada no mês de outubro e coordenada em todo o País pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O tema este ano foi “Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos”. Participaram do concurso do IPT 73 alunos do curso de meio ambiente da Etec. O objetivo foi estimular a difusão de conhecimentos em prevenção de desastres naturais de maneira lúdica e criativa.

Foram elaboradas dezenas de histórias em quadrinhos, individuais e em grupos, a partir de palestra realizada no dia 17 de outubro, no IPT, pelo pesquisador Eduardo Soares de Macedo, do Centro de Tecnologias Ambientais e Energéticas, sobre o tema “Desastres Naturais e Áreas de Risco no Brasil”, de uma exposição fotográfica sobre pessoas e paisagens em áreas de risco registradas pela equipe técnica do Instituto e também de visitas monitoradas ao Centro de Engenharia Naval e Oceânica e ao túnel de vento atmosférico.

Grupo vencedor do concurso: da esq. para a dir, Stefanie Morales, Celma de Moura, Khemyli de Mendonça e o professor Jorge Luis Costa
 
A HQ vencedora do concurso foi elaborada por Celma de Moura, Khemyli de Mendonça e Stefanie Morales. Em segundo lugar ficaram os quadrinhos de Camila Eleutério Silvestre e, em terceiro, os de Barbara Rodrigues, José Félix e Vitor Corretor. Coube menção honrosa ao trabalho de Juliana Dias Contes e Karen Kellen Silva Teixeira, com colaboração de Bruno Daun.

Para a premiação dos três primeiros colocados o IPT contou com parcerias da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a Fapesp, que doou assinaturas da revista “Pesquisa Fapesp”, e da loja Comix, que presenteou o primeiro lugar com exemplar do livro “Linguagem HQ – Conceitos Básicos”, de autoria do historiador Nobu Chinen. Todos os ganhadores também receberam exemplares do livro “Pioneirismo nos Céus: a História da Divisão de Aeronáutica do IPT (1934-1957)”.

Ganhadores do concurso, grupo de professores e equipe do IPT na premiação realizada na Etec Osasco II
 
Segundo o professor Jorge Luís Costa, coordenador do curso de Meio Ambiente da Etec Osasco II, a integração entre instituição de pesquisa e escola é enriquecedora. “A abordagem de temas técnicos como uso correto do solo e recuperação vegetal foi feita de maneira mais atrativa. Os aspectos lúdicos e do conhecimento andaram juntos.”

Para o diretor da Etec, Wellington Rascio, o contato com o IPT foi um avanço importante, por se tratar de órgãos vinculados à mesma Secretaria de Estado. “Ficamos honrados em tê-los como parceiros e a temática da ‘Semana Nacional de Ciência e Tecnologia’ deste ano foi uma feliz coincidência para nós. Tanto que poderemos retomar uma experiência como esta no ano que vem.”

 
  • Premiação na Etec Osasco II