Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  09.12.11

Jornada finlandesa


IPT apresenta suas competências para estudantes das áreas de tecnologia, economia e artes


Um grupo de 109 estudantes da Aalto University participa desde 16 de novembro do “Aalto on Waves”, programa oficial da World Design Capital Helsinki 2012. Os participantes partiram da capital finlandesa para Lisboa, onde embarcaram em navio de cruzeiro rumo ao Brasil para uma série de workshops, palestras e atividades ligadas a design, arquitetura, artes, negócios e tecnologia. A Aalto University foi criada em 2010 a partir de três universidades das áreas de tecnologia, economia e artes: a Helsinki University of Technology, a Helsinki School of Economics e a University of Art and Design Helsinki.

Após paradas e visitas em Tenerife (Ilhas Canárias), Recife, Salvador e desembarque no Rio de Janeiro, o “Aalto on Waves” chegou a São Paulo em sete de dezembro. Na capital paulista, o grupo se dividiu entre a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (campi Cidade Universitária e Higienópolis) e a USP Leste para participar de diversas atividades acadêmicas e culturais, além de assistir a seminários que explicavam desde a abertura de um negócio no Brasil a cursos de prototipagem rápida.

Na programação da “Aalto on Waves” em oito de dezembro, na FAU da Cidade Universitária, o IPT fez uma apresentação que destacou a atuação do Instituto como um conector entre a universidade e a indústria, e suas atividades em tecnologias voltadas à sustentabilidade e energias limpas. O gerente de relações corporativas do IPT, Eduardo Valle, ressaltou as oportunidades de cooperação entre Brasil e Finlândia: “São países de expressão internacional na pesquisa e desenvolvimento em áreas como papel e celulose e energias renováveis, por exemplo. A Finlândia também é uma referência global em termos de inovação e competitividade, liderando com frequência rankings nestes itens”.

Durante a apresentação, Valle comentou a semelhança do IPT com a VTT Technical Research Centre of Finland, maior organização multidisciplinar de pesquisa do norte europeu e que, em 2010, recebeu a pesquisadora Patrícia Kaji Y. Sasaki do Laboratório de Papel e Celulose pelo Programa de Desenvolvimento e Capacitação no Exterior (PDCE). Na apresentação aos finlandeses, outra participante do PDCE, a pesquisadora do Laboratório de Têxteis e Confecções, Bruna Beatriz Petreca, comentou o projeto que vem desenvolvendo a partir de suas pesquisas no Reino Unido na área têxtil.