Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  17.02.12

Visita finlandesa


Diretoria de inovação do IPT apresenta a delegação de empresários e acadêmicos projetos de bioenergia


Após dirigentes da Academia da Finlândia (AKA) firmarem acordo de cooperação em pesquisa com a FAPESP, um grupo da delegação finlandesa veio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) nesta sexta-feira, dia 17 de fevereiro, com a intenção de conhecer a estrutura e projetos do Instituto, em especial no que se refere a biomassa e bioenergia.

Delegação assiste à apresentação de projetos do IPT: oportunidades de cooperação internacional
 
Composto por reitores de universidades, CEOs de empresas e executivos de agências do governo da Finlândia, o grupo foi recebido pelo diretor de inovação, Fernando Landgraf, e pelo gerente de relações corporativas do IPT, Eduardo Valle. A programação incluiu uma apresentação de Landgraf sobre o projeto de gaseificação de biomassa do Instituto. “Entendemos que a principal oportunidade de cooperação, atualmente, entre IPT e Finlândia tem relação com este projeto. Soluções e ideias de parceiros finlandeses são bastante oportunas”.

Para o vice-presidente de Energia da VTT Technical Research Centre of Finland, Rauno Rintamaa, a otimização de processos ligados à biomassa é palavra-chave na bioeconomia, e organizações brasileiras e finlandesas têm muito a colaborar neste sentido. “As universidades também podem ajudar muito neste processo”, complementou Landgraf, ao que o brasileiro Pedro Fardim, professor titular da Åbo Akademia, comentou as possibilidades de uma rede bilateral, a NOBRE, organizada pela universidade e dedicada à excelência em biomassa. Após a reunião, os visitantes conheceram as instalações do Centro de Engenharia Naval e Oceânica (CNaval) e o projeto de unidades móveis no Núcleo de Atendimento Tecnológico à Micro e Pequena Empresa (NT-MPE).

Participaram do encontro: Centro de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente; Chempolis; Cleantech Oy; Finnvera; Hubconcepts; Oske - Programa de Cluster do Futuro da Indústria Florestal; a Agência de Financiamento para Tecnologia e Inovação Tekes; e as univesidades Aalto, Åbo Akademi, HAMK e Turku University of Applied Sciences.

A delegação que visitou o IPT integra uma comitiva de 110 lideranças finlandesas da indústria, universidade e governo que acompanharam ao Brasil esta semana o primeiro-ministro finlandês, Jyrki Katainen, e o Ministro para Assuntos Europeus e de Comércio Exterior, Alexander Stubb. Trata-se da segunda maior delegação de negócios já enviada a outro país pela Finlândia, país expressivo em ciência e tecnologia, com empresas de forte atuação no Brasil. Dentre os eventos e encontros da comitiva finlandesa em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, foi realizado em 16 de fevereiro, na capital paulista, seminário bilateral sobre “Oportunidades de Cooperação em BIOECONOMIA”, organizado com apoio da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e da Associação Brasileira de Celulose e Papel (BRACELPA) e com a presença do primeiro-ministro Katainen.

Veja mais detalhes do projeto de gaseificação de biomassa do IPT.