Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  08.03.12

Municpios e sustentabilidade


Pesquisadores participam de encontro dos municípios no DF, com foco no desenvolvimento sustentado das cidades


No período de 27 a 29 de março, realiza-se no Centro de Convenções e Eventos Brasil 21, em Brasília, o “I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável”. Promovido pela Frente Nacional de Prefeitos e Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, do Ministério do Meio Ambiente, o objetivo do evento, segundo os organizadores, é “contribuir para que os governos locais adotem uma agenda propositiva para o desenvolvimento sustentável das cidades”. Devido a afinidades temáticas pontuais e experiência técnica das equipes, pesquisadores do IPT participarão deste evento de diversas maneiras.
 
O IPT foi convidado pelo Ministério do Meio Ambiente para coordenar o Tema 2 do evento: "Manejo das Águas e Prevenção de Desastres em Áreas Urbanas". No Painel "Qualidade Ambiental Urbana e Desenvolvimento Sustentável" haverá apresentação a cargo do pesquisador Agostinho Tadashi Ogura, do Centro de Tecnologias Ambientais e Energéticas do Instituto, com comentários de Celso Carvalho, da Secretaria Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades.
Tecnologia para municípios enfrentarem desafios. Foto: Clovis Deangelo
 
Um júri qualificado irá selecionar as melhores práticas que concorrerão a premiação. Municípios com experiências bem-sucedidas em sustentabilidade ambiental urbana poderão candidatar-se. O processo, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, irá premiar as boas práticas ambientais das cidades. São oito temas para inscrições de projetos arquitetônicos, urbanísticos, paisagísticos, de infraestrutura, de recuperação de áreas degradadas, entre outras iniciativas.

Pesquisadores do IPT integrarão o júri nas seguintes categorias: tema 1 : APPs e Áreas Verdes Urbanas (Sergio Brazolin e Ligia Ferrari - CT-Floresta); tema 2: Manejo de Águas e Prevenção de Desastres em Áreas Urbanas (Kátia Canil - Cetae e Wolney Castilho Alves - Cetac); tema 3: Planejamento e Urbanização Sustentáveis (Carlos Geraldo Luz de Freitas - Cetae e Ros Mari Zenha - Cetac); tema 4: Construção Sustentável (Luciana de Oliveira e Fulvio Vitorino- Cetac); tema 7: Resíduos Sólidos Urbanos (Sergio Angulo - CT-Obras).
 
Mais informações em:  www.mma.gov.br/sustentabilidadeurbana.