Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  19.03.12

Energia solar fotovoltaica


Pesquisador apresenta projeto durante encontro técnico em Campinas; objetivo do evento é impulsionar o setor


Nos dias 13 e 14 de março realizou-se em Campinas, São Paulo, o “II Inova FV – Workshop Inovação para o Estabelecimento do Setor de Energia Solar Fotovoltaica no Brasil”. A Promoção e organização do evento foi do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético da Unicamp e International Energy Initiative para a América Latina, com apoio do CNPq, Capes e Ministério da Educação, além de empresas. Participaram representantes de empresas e instituições de pesquisas, além de órgãos como BNDES, Aneel, MCTI e MDCI, entre outros.

Silício grau metalúrgico sobre lâmina de silício grau solar
 

Segundo os organizadores, o objetivo foi “reunir especialistas e profissionais de empresas, governos e instituições de pesquisas nacionais para acompanhar os avanços” no setor, desde a realização do primeiro evento do gênero no ano passado. Foram cerca de 400 participantes da academia, empresas e setor governamental discutindo pesquisa, desenvolvimento e inovação para enfrentar os desafios para “estabelecimento do mercado de energia solar fotovoltaica e de indústrias de silício grau solar no Brasil”.

Atendendo a convite da organização, o pesquisador João Batista Ferreira Neto, do Centro de Tecnologia de Processos e Produtos do IPT, contribuiu com o painel sobre Produção de Células Solares e Módulos Fotovoltaicos no Brasil. “Participei como palestrante convidado, para falar sobre o projeto IPT de purificação de silício. O evento mostrou que há um grande potencial para esta indústria no Brasil.”