Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  03.04.12

Tratamento de superfcies


IPT participa de evento em SP com apresentação de cases e divulgação dos serviços do projeto de unidades móveis


Três estudos de caso de serviços prestados pelo Centro de Metrologia em Química (CMQ) e pelo Núcleo de Atendimento Tecnológico à Micro e Pequena Empresa (NT-MPE) do IPT serão apresentados entre os dias 11 e 13 de abril no Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície, o Ebrats 2012, que será realizado em conjunto com o Interfinish Latino-Americano no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Os cases aprovados pela organização do evento mostram os serviços oferecidos por uma das divisões do Projeto Unidades Móveis do IPT, o Prumo Tratamento de Superfícies, que busca o fortalecimento tecnológico das empresas no mercado interno.

Os trabalhos foram escritos a partir de atendimentos a empresas de diferentes segmentos. O primeiro deles traz as soluções oferecidas a uma prestadora de serviços de zincagem que enfrentava problemas de surgimento de incrustações e bolhas, após o processo de eletrodeposição, em peças que eram alocadas em regiões internas de um automóvel. O atendimento foi realizado com o objetivo de determinar as causas do problema durante o processo produtivo e indicar as correções necessárias para reduzir o índice de devolução de peças.

Equipe do IPT apresentará case sobre atendimento a uma empresa de prateação - na foto, imagem de talher de aço inoxidável no microscópio eletrônico de varredura
 
O segundo estudo de caso descreve o atendimento a uma empresa de prateação que enfrentava problemas de descascamento dos revestimentos empregados em talheres de aço inoxidável prateados, cuja resolução envolveu mudanças no setor produtivo, promovendo uma camada de prata bem aderente. Com a ação do Prumo, a empresa evitou a perda de seu principal cliente.

O terceiro case traz a resolução da questão de falta de brilho e surgimento de riscos e poros em próteses cirúrgicas de aço inoxidável. As fabricantes de próteses necessitam que a aparência da superfície após o processo de eletropolimento seja brilhante, uma vez que os cirurgiões consideram o aspecto estético como um dos critérios para a aquisição do material. Uma destas empresas contratou o IPT para oferecer assessoria tecnológica, já que a solução de eletropolimento e o processo não estavam sendo eficientes para proporcionar o resultado esperado.

Os pôsteres com os trabalhos estarão expostos durante todo o evento e os pesquisadores responsáveis pelos atendimentos estarão disponíveis para conversar com o público na quinta-feira, 12 de abril, entre 14h30 e 16h. Paralelamente, a unidade móvel de atendimento do Prumo estará exposta no stand do IPT na feira, divulgando como é feita a avaliação do processo produtivo in loco para identificar os problemas tecnológicos e colocar em prática o conjunto de correções para alcançar os resultados imediatos.