Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  16.03.09

A situao dos minerais no-metlicos


Terminou no último dia 12 o XV Encontro de Mineradores e Consumidores no IPT


O XV Encontro de Mineradores e Consumidores, realizado pela Associação Brasileira de Cerâmica (ABC) aconteceu nos dias 11 e 12 de março no IPT e teve como objetivo a apresentação e discussão das situações atual e futura dos minerais não-metálicos, tendo como base as mudanças da política nacional e principalmente a crise econômica mundial.

“Neste evento tivemos a oportunidade de receber informações de todas as entidades que realizam trabalhos para atender as necessidades do setor, principalmente no Estado de São Paulo, bem como ouvir especialistas de renome que trouxeram contribuições importantíssimas para todos nós”, afirma Antonio Camargo, pesquisador da Seção de Recursos Minerais e Tecnologia Cerâmica do Centro de Tecnologia de Obras de Infra-estrutura (CT-Obras) do IPT e vice-presidente da ABC.

Para João Fernando Gomes de Oliveira, diretor-presidente do IPT, São Paulo está dando um grande exemplo para os outros estados na sua articulação e organização. “Mineração envolve problemas tecnológicos, ambientais, políticos e conexões complexas com a indústria. Para que São Paulo se desenvolva ainda mais na obtenção de qualidade de seus produtos cerâmicos, esse tipo de articulação entre os diversos setores de pesquisa e empresariais é muito importante”, conclui.

De acordo com informações do IBGE, a extração mineral foi a atividade industrial que mais cresceu dentro do setor (5,6%), o que demandará novos investimentos e um crescimento da atividade minerária nos próximos anos.