Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  26.04.12

Jornalistas estrangeiros


Profissionais latino-americanos visitam laboratório de elétrica e óptica do IPT a convite da Abilux e Apex


Nesta quarta, dia 25 de abril, os jornalistas Bruno Bazan, do jornal “Gestión” do Peru, Juan Eduardo Rodrigues, do “Listin Diario” da República Dominicana, e Wilfredo Serrano, do “La Prensa” do Panamá, visitaram o Laboratório de Equipamentos Elétricos e Ópticos, vinculado ao Centro de Integridade de Estruturas e Equipamentos, o Cinteq do IPT. Na semana em que se realiza em São Paulo a “Expolux 2012 – 13ª Feira Internacional da Indústria da Iluminação”, a Associação Brasileira da Indústria de Iluminação, a Abilux, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a Apex Brasil, promoveu a visita dos jornalistas ao Instituto e empresas nacionais no escopo do Programa Imagem.

Jornalistas dos três veículos conheceram as competências do laboratório do IPT, entre elas o goniofotômetro
 
O objetivo da visita, segundo a Abilux, foi promover uma aproximação com países da região onde há interesse brasileiro em estabelecer relações comerciais na área de iluminação. Segundo o presidente da entidade, Carlos Eduardo Uchôa Fagundes, o papel das instituições de pesquisa nacionais é estratégico neste processo. “Acabamos de realizar mais uma edição do Prêmio Abilux Design de Luminárias com o número recorde de 147 luminárias concorrendo em 12 categorias. Os designers e empresários do setor de iluminação têm trabalhado para que as luminárias brasileiras conquistem mercados até recentemente ocupados por países reconhecidamente disseminadores de tendências e tecnologia”, explica ele. “Muitas de nossas conquistas são também resultado de parcerias junto às universidades e institutos de pesquisa, e o IPT tem sido fundamental para as nossas empresas: a instalação em São Paulo de um equipamento estratégico para o desenvolvimento de luminárias com eficiência energética e menor impacto ambiental como o goniofotômetro é prova de que estamos no caminho certo”.

Durante a visita, os pesquisadores Oswaldo Sanchez Jr. e Kenedy Marconi apresentaram equipamentos de ponta para suporte à indústria de iluminação em pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de testes de produtos. Sanchez apresentou a esfera integradora de Ulbrich com sensores de última geração – que afere aspectos como cor, fluxo luminoso e consumo energético, entre outros parâmetros de eficiência – e o goniofotômetro informatizado, que permite medir e escanear emissões luminosas em todas as direções. Marconi mostrou o funcionamento da câmara anecoica, para identificar a compatibilidade eletromagnética entre equipamentos eletroeletrônicos.

Assista o vídeo e saiba mais sobre as soluções do IPT para tecnologias de iluminação: