Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  08.09.09

Trabalho colaborativo


Presidente do INMETRO visita o IPT e destaca a importância de parcerias para fortalecer o desenvolvimento


Durante visita ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) nesta quarta-feira, 2, o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), João Jornada, manifestou a intenção de fortalecer as parcerias entre as duas instituições para aumentar as ofertas de calibração, certificação, rastreabilidade e acreditação, e atender melhor às demandas do desenvolvimento.

Jornada (à direita) conhece o Laboratório de Corrosão e Proteção
 

“Para nós é muito importante ouvir do IPT sugestões de melhoria do nosso serviço e, também, de demanda de novos serviços, para que se possa priorizar as atividades”, afirmou o presidente do INMETRO. Na vinda ao IPT, Jornada conheceu o Centro Tecnológico da Indústria da Moda (Cetim), o Centro de Integridade de Estruturas e Equipamentos (Cinteq) e o Centro de Engenharia Naval e Oceânica (Cnaval).

Depois dessas visitas, Jornada reuniu-se com os diretores dos centros do IPT e destacou o trabalho de modernização do Instituto. “Cumprimento vocês por essas mudança; estão fazendo um trabalho fantástico”. O presidente do INMETRO também disse que a instituição federal, uma autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior afirma-se cada vez mais como uma entidade que promove os interesses combinados do desenvolvimento e da científica. Explicou que para que o INMETRO seja capaz de cumprir sua missão é necessário se fortalecer em pesquisa. Para isso modernizou seus laboratórios e está contratando mais doutores. Jornada está há oito anos no Inmetro e há cinco assumiu a presidência da Instituição.

Jornada também convidou o IPT para uma visita ao Inmetro em Brasília (DF), na expectativa de estreitar possíveis parcerias. O diretor-presidente do IPT, João Fernando Gomes de Oliveira, concordou com Jornada. “Vamos fazer uma caravana ao INMETRO, para aumentar a sinergia em nossa cooperação”, disse. E concluiu: “Estamos muito felizes com a visita, pois o INMETRO tem sido um bom exemplo de gestão para o IPT”.

O presidente do Inmetro disse que uma das áreas potenciais de parceria em curto prazo é a de biocombustíves e ressaltou que “é importante a gente colaborar para resolver os problemas da sociedade”. Como o IPT, o INMETRO é um instituto que também tem recebido grandes investimentos de modernização, beneficiando-se da perspectiva de governo de ver a tecnologia como estratégia para o futuro.

Confira reportagem feita pela TV Globo sobre a atuação do Inmetro.