Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  04.06.12

Curso de madeiras


IPT promove curso para identificação botânica das espécies mais comercializadas na cidade de São Paulo


O Laboratório de Madeira e Produtos Derivados do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) irá promover entre os dias 18 e 21 de junho um curso para fornecer subsídios à identificação botânica das principais madeiras comercializadas na cidade de São Paulo. A iniciativa tem como público-alvo os profissionais de nível técnico ou superior que atuam na cadeia produtiva da construção civil e do mobiliário, ou em órgãos de fiscalização.

Programa do curso inclui conhecimentos básicos sobre madeira e anatomia dos principais grupos de vegetais produtores, entre outros
 
Para atingir o objetivo proposto, o programa do curso inclui conhecimentos básicos sobre madeira (partes da árvore, planos de referência, células e tecidos); anatomia dos principais grupos de vegetais produtores de madeira (coníferas e folhosas); identificação de madeiras (identificação científica e segundo práticas populares); características para a identificação macroscópica (sensoriais e anatômicas) e práticas de identificação (uso de chaves impressas e eletrônicas).

“Este conhecimento irá favorecer a seleção e o uso correto das madeiras em diferentes situações, e também propiciará aos profissionais encarregados de receber ou fiscalizar madeira uma atuação eficiente em seus trabalhos”, explica Raphael J.B. Pigozzo, pesquisador do laboratório e instrutor do curso.

SERVIÇO – O curso será realizado nas dependências do IPT, localizado à Avenida Professor Almeida Prado, 532, na Cidade Universitária, em São Paulo. A carga horária de 32 horas será dividida entre os três dias, com programação entre 08h30 e 17h30. A taxa de inscrição é de R$ 1.200,00, incluindo material didático, almoço no local do curso, serviço de coffee-break e certificado. As vagas estão limitadas a 25 participantes e as inscrições podem ser feitas clicando aqui. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (11) 3767-4226 ou pelo e-mail cursos@ipt.br.