Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  27.06.12

Parcerias em agronegcios


Comitiva do setor de máquinas e implementos agrícolas da Abimaq visita IPT e conhece competências dos laboratórios


Uma comitiva formada por seis empresários da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas, a CSMIA, visitou o Instituto de Pesquisas Tecnológicas na terça-feira, 26 de junho. O grupo foi recebido pelo diretor de operações e negócios, Álvaro José Abackerli, ocasião na qual conheceram as competências e instalações do Laboratório de Metalurgia e Materiais Cerâmicos e também do Laboratório de Equipamentos Mecânicos e Estruturas. A visita foi um dos primeiros passos para apresentar as atividades desenvolvidas no Instituto, em um momento positivo para o setor –
Comitiva da Abimaq na apresentação institucional do IPT - na cabeceira da mesa, o diretor de operações e negócios do IPT, Álvaro José Abackerli, e à sua direita o presidente da CSMIA, Celso Casale
 
na terça-feira, 19 de junho, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro, anunciou que o agronegócio brasileiro pode superar a meta de US$ 100 bilhões em exportações neste ano, um aumento de 5,7% em relação a 2011.

Segundo Celso Casale, presidente da câmara, que é ligada à Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), “para aumentar a margem de lucro dos fabricantes, é preciso baixar os custos e uma das alternativas é o uso da tecnologia. Os empresários estão preocupados em não perder mercado e, para isso, máquinas e equipamentos precisam oferecer produtividade, o que pode ser alcançado nas parcerias com o IPT por meio do desenvolvimento de materiais, por exemplo.”.

“A competitividade do setor tende a aumentar com as boas perspectivas do agronegócio, e é necessário inovação para o crescimento das indústrias. A câmara reúne cerca de 200 fabricantes, a maioria nacionais, e estamos promovendo uma aproximação entre eles e o IPT para sabermos as demandas das indústrias e quais as áreas de atuação do Instituto interessantes para elas”, completa José Carlos Pedreira de Freitas, diretor-adjunto da entidade.

Os projetos desenvolvidos no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para enfrentar os desafios dos fabricantes de máquinas e implementos agrícolas já haviam sido tema de reportagem do programa Tecnologia do Campo, transmitido pelo Canal Rural em 23 de junho. A equipe do programa conheceu competências do Laboratório de Embalagem e Acondicionamento e do Centro de Metrologia de Fluidos, e entrevistou ainda o diretor de inovação do IPT, Fernando Landgraf.

 Vdeo
  • Tecnologias para o setor rural - Canal Rural - 23 de junho




 Vdeo
  • Fernando Landgraf - Canal Rural - 23 de junho