
Notcias
23.10.12
Beros seguros
Laboratório do IPT irá testar berços infantis e orientar fabricantes para atender nova norma da ABNT
A norma brasileira com foco na segurança de berços infantis foi revisada e tornou-se compulsória, em todo o território nacional, por meio da Portaria Inmetro número 269 de 21 de junho de 2011. Trata-se da “NBR 15.860 - Móveis - Berços dobráveis infantis tipo doméstico - Parte 1: Requisitos de segurança e Parte 2: Métodos de ensaio”.
![]() |
Resistência da base do berço é um dos ensaios executados no laboratório do IPT |
Segundo a pesquisadora Maria José de Andrade Miranda, responsável pelo Laboratório de Madeira e Produtos Derivados (LMPD) do Centro de Tecnologia de Recursos Florestais do IPT, o laboratório já está capacitado a realizar verificações e ensaios previstos pela norma referente a berços: “Trata-se de uma nova ferramenta à disposição das empresas nacionais, que irá auxiliá-las na busca por mais qualidade e segurança para seus produtos. Para isso, serão contemplados aspectos dimensionais, dos materiais empregados, detalhes construtivos e sua resistência ao uso proposto. A norma técnica ensina ao fabricante a maneira correta de produzir o berço.”
A partir do final do ano os berços deverão sair das fábricas já identificados e certificados, mediante ensaios realizados por laboratórios acreditados e avaliações realizadas por Organismos de Certificação de Produto.
![]() |
Ensaios realizados em berços infantis |
Outras notícias
-
24/04/2018
Programa Novos Talentos
Programa do IPT é oportunidade de apoio a alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado em áreas de interesse mútuo -
23/04/2018
Novos materiais para sade
Engenharia tecidual com uso de nanofibras é nova tecnologia para desenvolver substitutos de tecidos em estudo no IPT -
20/04/2018
Turismo paulista
Curso oferecido pela Plataforma Pró Munícipios, em parceria com a SDECTI, auxilia cidades com potencial turístico