Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  29.10.12

Emprika, encontro de C&T&I


Evento ibero-americano reúne trabalhos de divulgação científica e tecnológica, incluindo quadrinhos do IPT


O Expo Barra Funda tinha de tudo em matéria de ciência e tecnologia, de quadrinhos e oficinas a material didático em ‘brailinho’ para crianças cegas, passando por produção de alimentos saudáveis até, claro, protótipos robóticos. É que a ‘Empírika – Feira Ibero-Americana de Ciência, Tecnologia e Inovação’ e a ‘6ª Feira Tecnológica - Fetesp 2012’, que reuniu projetos de alunos das ETECs e FATECs paulistas, além de países como Argentina e México, compartilharam o mesmo espaço na Expo Barra Funda, zona oeste de São Paulo. Por isso toda essa diversidade científica e tecnológica.
Evento foi realizado nas cidades de São Paulo, Campinas e Vinhedo
 
A Empírika, realizada a cada dois anos, teve sua estreia em 2010 como iniciativa da Universidade de Salamanca, na Espanha.

A Empírika 2012 começou com a mostra paulistana no dia 23 de outubro e terminou na quinta-feira, dia 25, mas continuou em Campinas e Vinhedo, com palestras e exposições, até sábado, 27 de outubro. O evento teve o apoio da Unicamp, do Governo do Estado de São Paulo, da Fundação Espanhola para a Ciência e a Tecnologia, da Universidade de Salamanca, da Fundação Centro de Estudos para a Ciência, a Cultura Científica e Inovação da Espanha, do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e da empresa ArtCulAndo – Arte e Cultura, Educando.

Um destaque na mostra da Empírika 2012 foi o “Museu Itinerante Ponto UFMG” da Universidade Federal de Minas Gerais, instalado em moderno ônibus com salas equipadas que reproduziam ambientes de maneira interativa, começando pelo útero humano até os mais diversos biomas. Segundo a coordenadora do projeto, Tânia Costa, a ideia é circular nas cidades do interior mineiro: “Levamos conhecimento científico de maneira interativa a alunos de comunidades distantes.” Também teve destaque a mostra de quadrinhos sobre ciência e tecnologia da série “Os Cientistas”, de João Garcia, o Jão, jornalista do Departamento de Imprensa do IPT, e do cartunista Julio Mariano, colaborador da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a SBPC. Segundo Simone Pallone, do Labjor, cerca de 25 mil visitantes circularam no local durante os três dias de exposição.