Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  14.12.12

Iniciao cientfica


Bolsista da Fundação de Apoio ao IPT, a Fipt, é destaque com Menção Honrosa na iniciação científica da USP em 2012


Na tarde do dia 12 de dezembro, a coordenação do “20º SIICUSP – Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo” realizou cerimônia de entrega da “Menção Honrosa” aos 150 melhores trabalhos de iniciação científica realizados neste ano. A avaliação, feita por bancas de professores da USP, abrangeu 3600 trabalhos de alunos das áreas de humanas, exatas, biológicas e agrárias da própria USP e de outras universidades como a Pontifícia Universidade Católica e a Universidade Estadual Paulista.

(da esq. p/ dir.) Pesquisador do IPT, Wilson Shogi Iyomasa, Marcel Branco, bolsista da Fundação de Apoio ao IPT e sua orientadora, Fabiana Lopes de Oliveira.
 
Entre os 150 destaques com “Menção Honrosa” está o aluno Marcel Branco, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, bolsista da Fundação de Apoio ao IPT e orientado pela professora Fabiana Lopes de Oliveira. Segundo Marcel, seu trabalho focalizou os recalques das fundações do Edifício Copan, um dos ícones da obra arquitetônica de Oscar Niemeyer na região central da cidade de São Paulo. “O objetivo foi analisar e mapear os recalques ocorridos no local por meio dos dados coletados pelo IPT desde a construção do edifício, na década de 50, mostrando exatamente como suas fundações se encontram atualmente e como chegaram a estas condições.” O pesquisador do IPT Wilson Shogi Iyomasa informou que o Instituto tem papel importante no monitoramento do conjunto, o que concorreu para que o trabalho de iniciação de Marcel fosse contemplado com bolsa da Fipt. “Agora temos um retorno importante desse apoio.”