
Notcias
09.01.13
Apoio aos municpios
Balanço de Programa de Apoio Tecnológico no Estado de São Paulo fecha 2012 com atendimento a 16 cidades
Dezesseis municípios atendidos e um orçamento de R$ 2,84 milhões – o maior desde a criação em 1989 – compõem o balanço dos atendimentos em 2012 pelo IPT ao Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios, o Patem. A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo financia serviços especializados que utilizam a capacitação técnica do Instituto para laudos em municípios de pequeno e médio porte, que não contam com recursos e capacitação funcional para resolução de situações emergenciais.
![]() |
Mapa dos atendimentos do Patem em 2012 |
Os projetos dedicados ao uso do solo, com o desenvolvimento de instrumentos técnicos de ordenamento territorial para planejamento do uso do solo urbano e rural, respondem por 50% dos atendimentos. Os outros serviços envolvem a geração de bases técnicas e econômicas para planejamento e desenvolvimento sustentável dos recursos minerais, e serviços de conservação e manutenção da infraestrutura e de edificações públicas. Os serviços são prestados por três unidades do IPT: Centro de Tecnologias Ambientais e Energéticas (Cetae), Centro de Tecnologia de Recursos Florestais (CT-Floresta) e Centro de Tecnologia de Obras de Infraestrutura (CT-Obras).
ATENDIMENTOS MÚLTIPLOS – “Os tipos de atendimentos realizados em 2012 foram bastante diversificados, enfocando principalmente o ordenamento territorial dos municípios com ênfase para prevenção em áreas de riscos, e para 2013 a intenção é prosseguir com os atendimentos – inclusive o orçamento foi aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo e será de R$ 3 milhões”, explica Luiz Carlos Tanno, coordenador do programa dentro do IPT. Entre os trabalhos mais significativos, está a revisão ainda em execução do plano diretor de Itanhaém, que inclui uma série de estudos geoambientais envolvendo aspectos do meio físico, biótico e de uso e ocupação do solo, e a reavaliação das áreas de risco de São Luiz do Paraitinga, cujo relatório já foi concluído.
Outro projeto importante envolveu a avaliação das estruturas de madeiras de dois teatros na cidade de São Caetano do Sul para patologias relacionadas a ataque de fungos, cupins e brocas de madeira. Os procedimentos para a análise dos teatros Paulo Machado de Carvalho e Timochenco Wehbi incluíram a compreensão dos elos de transmissão de carga do forro aparente, peças de tarugamento até a estrutura principal, como vigas e paredes, e a avaliação biológica da deterioração da madeira. Os pesquisadores fizeram também um diagnóstico da segurança estrutural das peças de madeira e sugeriram medidas corretivas ou de substituição.
Outras notícias
-
11/02/2019
Alisamento capilar
Estudo da USP em parceria com o IPT aponta excesso de exposição ao formol em salões de beleza em Bauru -
08/02/2019
Cooperativas inteligentes
Plataforma digital desenvolvida no IPT busca sistematizar e otimizar oferta e procura de materiais recicláveis -
07/02/2019
Tecnologia em termoplsticos
IPT avança em know-how sobre processamento de compósitos e fabricação de peças com geometrias complexas