Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  31.01.13

Micro e pequenas empresas


IPT e Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo criam grupo para promover cooperação técnica e inovação


O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo, da Prefeitura de São Paulo, vão trabalhar juntos para ampliar o acesso de micros e pequenas empresas à inovação e a soluções tecnológicas que possam melhorar a qualidade e eficiência de sua atuação.

O diretor-presidente do IPT, Fernando Landgraf (à esq.), e o diretor de Operações e Negócios, Carlos Daher Padovezi (ao centro), acertam com o secretário Eliseu Gabriel (à dir.) detalhes da colaboração técnica (Foto: David Nascimento)
 
Reunidos nesta terça-feira, 30 de janeiro, o diretor-presidente do IPT, Fernando José Gomes Landgraf, e o secretário da pasta municipal Eliseu Gabriel decidiram criar um grupo de trabalho para estabelecer as estratégias de atuação nesse importante setor da economia, que emprega 52% dos trabalhadores formais do País.

O projeto que a Prefeitura está desenvolvendo consiste em criar núcleos regionais de empresas para descentralizar o processo econômico da cidade. Cinco desses núcleos estão sendo organizados – três deles na Zona Leste, um em Pirituba e outro em Capela do Socorro, Zona Sul –  e a etapa inicial do trabalho compreende um diagnóstico de cada situação para indicar as ações a serem adotadas.

O IPT tem tradição no suporte tecnológico ao trabalho de micro e pequenas empresas com apoio financeiro do Governo do Estado. O Instituto mantém o Núcleo de Atendimento Tecnológico à Micro e Pequena Empresa (NT-MPE), que oferece às empresas os programas Prumo, Progex e Qualimint.

O Prumo é destinado ao apoio para empresas de áreas como plástico, borracha e madeira, entre outras, utilizando laboratórios móveis, instalados em vans que vão às empresas; o Progex é voltado às empresas que desejam se capacitar para exportar; e o Qualimint busca melhorar a capacidade de competir no mercado interno.