Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  01.02.13

Cidade e qualidade de vida


IPT dará suporte tecnológico à Prefeitura de São Paulo para promover a gestão sustentável do município


(Atualizado em 18 de fevereiro, às 16h30)

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e seis de seus secretários e executivos reuniram-se com a diretoria do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para tratar do apoio do Instituto a projetos, programas e soluções voltados à sustentabilidade ambiental urbana da cidade.

Haddad com o presidente do IPT, Fernando Landgraf (ao centro), e o diretor de operações e negócios, Carlos Daher Padovezi, na sede da Prefeitura
 
O diretor-presidente do IPT, Fernando José Gomes Landgraf, mostrou ao prefeito as diversas competências desenvolvidas pelo Instituto com apoio e recursos do governo do Estado, cujos estudos têm vocação para ajudar a melhorar a qualidade de vida na capital paulista.

Foram citadas a questão de segurança e manutenção de pontes e viadutos; a gestão de áreas de risco de deslizamento de encostas e solapamento de margens de rios; a abordagem da segurança contra incêndio nas edificações da cidade; a gestão de árvores urbanas; e a iluminação pública, entre outras.

“Temos interesse de trabalhar com o IPT em todas as áreas”, afirmou Haddad ao diretor-presidente do Instituto. Segundo ficou definido na reunião, o próximo passo para assegurar o apoio tecnológico será a consolidação e assinatura de um contrato entre o IPT e a Prefeitura, que permita viabilizar cada atendimento específico por meio da emissão de ordens de serviço. Durante o encontro, o prefeito também manifestou o desejo de que o processo de contratação seja realizado com máxima brevidade.

Um dos trabalhos que resultará dessa aproximação deverá trazer para a cidade a experiência de Guarulhos, que criou com apoio do IPT um programa de reciclagem de luminárias públicas. No caso de São Paulo, além da reciclagem será feita uma pesquisa que cruzará os pontos de iluminação existentes com os locais de ocorrências de crimes indicados pelo Infocrim, pesquisa realizada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. Desse cruzamento, será possível apurar estratégias para tornar a cidade mais segura com o serviço de iluminação.

Os secretários e executivos municipais que participaram da reunião foram: Antonio Donato Madorno, secretário do Governo Municipal; Francisco Macena da Silva, de Coordenação das Subprefeituras; Osvaldo Spuri, de Infraestrutura Urbana e Obras; Roberto Teixeira Pinto Porto, de Segurança Urbana; Simão Pedro Chiovetti, de Serviços; e Paulo de Tarso Carvalhaes, diretor do Departamento de Iluminação Pública.