Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  22.02.13

Geologia e causos


Livro resgata obra profissional e histórias de vida de José Moacyr Coutinho, um dos maiores petrógrafos brasileiros


Graduado em História Natural e doutorado em Ciências Geológicas pela Universidade de São Paulo (USP), além de pós-doutorado na Universidade da Califórnia, o ex-pesquisador do IPT José Moacyr Vianna Coutinho tem sua vida acadêmica e relatos da vida pessoal resgatados em um livro homenagem que será lançado em 28 de fevereiro, em São Paulo, pelo Instituto de Geociências da USP. A ideia do livro ‘Geologia e Causos’ foi uma sugestão do geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos, ex-diretor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, a alguns dos discípulos de Coutinho, entre eles os geólogos Mirian Cruxen B. de Oliveira e Eduardo Brandau Quitete, do Laboratório de Materiais de Construção Civil do Instituto, que contribuíram com relatos e depoimentos para a obra.

Livro homenagem traz registros da vida acadêmica e relatos da vida pessoal do pesquisador
 
A vida acadêmica de Coutinho foi marcada pela busca de respostas às mais diversas dúvidas no campo da mineralogia aplicada e, principalmente, petrologia – foi nos Estados Unidos, durante os estudos de pós-doutorado em 1952 e 1953, que a carreira profissional do pesquisador foi direcionada para a petrologia e o uso da platina universal na identificação de minerais.

Coutinho iniciou a carreira universitária como assistente no Departamento de Mineralogia e Petrologia da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP em 1945, na qual permaneceu até se aposentar em 1978 – a seguir, ainda no mesmo ano, ele ingressou no IPT e exerceu as funções de consultor e pesquisador até 2001 no antigo Agrupamento de Petrologia da Divisão de Minas e Geologia Aplicada. Um dos trabalhos mais significativos de Coutinho no Instituto foi a participação em 1981 na equipe responsável pela confecção do Mapa Geológico do Estado de São Paulo, na escala 1:500.000, um projeto do IPT com a então Secretaria da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia do governo estadual.

Entre os relatos publicados no livro, Quitete relata os ensaios realizados por Coutinho na década de 1990 no meteorito Quijingue, o primeiro pallasito (meteorito que apresenta cristais de olivina em proporção semelhante à da matriz metálica) encontrado no Brasil, e Mirian fala sobre a orientação do professor para a elaboração de dissertação sobre a modelagem petrogenética de maciços rochosos. A publicação também conta com depoimentos de ex-funcionários do IPT, como os geólogos Maria Heloísa B. de Oliveira Frascá, Eleno de Paula Rodrigues, Maria Cristina Moraes e o próprio Álvaro Rodrigues dos Santos.

SERVIÇO – O livro ‘José Moacyr Vianna Coutinho - Geologia e Causos’ será lançado no dia 28 de fevereiro de 2013, às 17 horas, no Salão Nobre do Instituto de Geociências da USP. O endereço é Rua do Lago, 562, na Cidade Universitária, em São Paulo.