Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  19.10.09

Promovendo as exportaes


Núcleo de atendimento tecnológico do IPT participa do Encomex com oficinas


O Núcleo de Atendimento Tecnológico à Micro e Pequena Empresa (NT-MPE) do IPT participará no dia 22 de outubro no Memorial da América Latina da 137º edição do Encontro de Comércio Exterior (Encomex) com duas oficinas setoriais e temáticas destinadas a incrementar a participação do empresariado brasileiro no comércio internacional. A primeira delas, intitulada “Ferramentas Tecnológicas Subsidiadas para o Aumento da Competitividade das Empresas no Mercado Global”, irá mostrar diversas formas de os empresários utilizarem o apoio tecnológico para aumentar a presença no exterior.

“Os pequenos empresários veem a exportação como exclusiva das grandes empresas, em razão das dificuldades e da ideia de altos custos para a qualificação e certificação de produtos”, explica Mari Katayama, diretora do NT-MPE. “Queremos desmistificar estas questões e mostrar os serviços que oferecemos, relacionando os subsídios disponíveis mediante convênios com a Secretaria de Desenvolvimento, Finep e Sebrae”. As alternativas de apoio para a identificação e solução dos gargalos tecnológicos serão apresentadas no Encomex juntamente com as ações do Programa de Apoio Tecnológico à Exportação (Progex), destinadas à adequação de produtos em diversos aspectos (qualidade, embalagem, custos e design), e o formato de atendimento in loco às micro e pequenas empresas oferecido pelo Projeto Unidades Móveis (Prumo).

IPT participa do Encomex no dia 22 de outubro
 


A segunda oficina do dia, “Qualificação Técnica de Produtos para Certificação no Mercado Internacional”, discutirá a questão das barreiras e exigências técnicas. “Os países desenvolvidos procuram atualmente barrar a entrada de produtos estrangeiros por meio de regulamentos e especificações técnicas, com padrões cada vez mais complexos de qualidade”, explica Mari. O assunto será discutido em uma oficina compartilhada pelo IPT com o Inmetro: o primeiro levará ao evento sugestões de como superar essas exigências, enquanto o segundo tratará a questão das barreiras técnicas. Os palestrantes irão responder às dúvidas do público presente ao final de cada apresentação, em função da diversidade dos temas.

A participação do IPT no Encomex acontecerá também em um showroom no qual serão expostos exemplos de produtos adequados pelo Progex e de empresas atendidas pelo Prumo, incluindo uma unidade do laboratório móvel para visitação do público. O Instituto irá compartilhar com outras entidades governamentais o espaço da Secretaria de Desenvolvimento no evento.

Mais informações estão disponíveis no site do Encomex.