Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  05.04.13

Avaliaes na construo


Próxima reunião de entidade que reúne instituições de avaliações técnicas será em Berlim; IPT representa o Brasil


A World Federation of Technical Assessment Organisations (WFTAO), entidade internacional que reúne instituições de avaliações técnicas, realizará entre 16 e 19 de setembro de 2013 na cidade alemã de Berlim o seu décimo-oitavo encontro anual. A entidade congrega instituições de pesquisas que têm foco em avaliações técnicas de produtos inovadores para construção civil de diversos países, entre eles Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Nova Zelândia e Portugal.

Edição de 2012 do encontro anual ocorreu na cidade de Praga, na República Checa; na foto, pesquisador Julio Cesar Sabadini de Souza é o primeiro da direita para a esquerda
 
O representante brasileiro é o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o pesquisador Julio Cesar Sabadini de Souza, do Centro Tecnológico do Ambiente Construído, participou da edição de 2012 realizada em Praga, na República Checa. Um documento apresentado pela entidade com o resumo do encontro apontou impactos da crise internacional nos negócios da construção civil em diversos países membros; entretanto, foi enfatizado que este é o momento de as empresas investirem em desenvolvimento e lançamento de produtos, o que representa uma oportunidade importante para as instituições avaliadoras – a entidade define como produto inovador para a construção civil aquele que reúne os atributos de ser de fato novo, útil e aplicável.

Segundo o pesquisador, as reuniões anuais da WFTAO são importantes para instituições ligadas à avaliação técnica de sistemas construtivos e produtos inovadores para a construção civil, como o IPT, pelo suporte tecnológico prestado às empresas do setor da construção. “Trata-se de uma oportunidade de manter contato com instituições do mundo todo e conhecer o que está sendo feito nesses países. Pode-se também realizar trabalhos de cooperação entre as instituições. As expectativas são promissoras para o encontro em Berlim, já que o Brasil vem despertando interesse em razão da situação de nossa economia e do momento favorável da construção civil no País.”