
Notcias
20.10.09
Mais tecnologia na metrpole
Secretaria lançará embrião do Parque Tecnológico de São Paulo onde hoje funciona o Museu de Tecnologia
A área que atualmente é ocupada pelo Museu de Tecnologia de São Paulo, na confluência da avenida Escola Politécnica com a Marginal Pinheiros, será o embrião do futuro Parque Tecnológico de São Paulo. O prédio será reformado para abrigar 50 novos laboratórios. Essa é a fase inicial do projeto, que também terá uma unidade da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec) para atender cerca de 1,2 mil alunos.
![]() |
Essas informações foram dadas pelo coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento, Pedro Bombonato, para os diretores de centro do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) no último dia 8 de outubro. Bombonato disse que o Parque será desenvolvido em duas etapas, devendo totalizar cerca de 1 milhão de metros quadrados de área ocupada.
O núcleo do Parque será desenvolvido pelo Governo do Estado. O projeto será apresentado a potenciais empreendedores, que poderão contar com redução do ICMS como contrapartida aos investimentos. O projeto também terá suporte da Lei de Inovação, que é uma legislação de âmbito estadual, regulamentada em agosto de 2009. Com base nessa lei, será prevista a constituição de fundos e a participação em rateios, entre outros aspectos do projeto.
A vocação do Parque será definida com os futuros parceiros. Para viabilizar a construção, inicialmente será estabelecido um protocolo de intenções prevendo as etapas a serem cumpridas. No âmbito do poder público, os parceiros da Secretaria de Desenvolvimento devem ser IPT, USP, Instituto Butantã, IPEN, entre outros. A gestão do início do processo será feita por um Conselho Superior de caráter científico e operacional, e haverá também um convênio entre os partícipes.
Outras notícias
-
11/02/2019
Alisamento capilar
Estudo da USP em parceria com o IPT aponta excesso de exposição ao formol em salões de beleza em Bauru -
08/02/2019
Cooperativas inteligentes
Plataforma digital desenvolvida no IPT busca sistematizar e otimizar oferta e procura de materiais recicláveis -
07/02/2019
Tecnologia em termoplsticos
IPT avança em know-how sobre processamento de compósitos e fabricação de peças com geometrias complexas