Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  08.08.13

Inovao e sustentabilidade


Pesquisadora do IPT participa de eventos internacionais sobre aspectos socioeconômicos e ambientais latino-americanos


Atendendo a convite do United Nations Environment Programme, a pesquisadora Claudia Echevenguá Teixeira, do Laboratório de Resíduos e Áreas Contaminadas do Centro de Tecnologias Geoambientais do IPT, participou no mês de junho de dois eventos internacionais em Lima, Peru.

Participantes da 7ª Reunião Regional da América Latina e Caribe sobre Consumo e Produções Sustentáveis. Crédito foto: Organização do evento
 
O primeiro, realizado no período de 24 a 25 de junho, foi o 7th Latin America and the Caribbean Region Meeting on Sustainable Consumption and Production (SCP): The 10 Year Framework of Programmes on SCP Taking Action in the Region. O segundo, nos dias 25 e 27 de junho, foi o workshop Eco-innovation Manual Validation Workshop for the Latin America and Caribbean Region. Os dois eventos contaram com o apoio da Organização das Nações Unidas e da União Europeia.

Segundo Claudia, no primeiro evento foram apresentados programas de diversos países, inclusive o Brasil, com foco em produção e consumo sustentáveis: “Realizaram-se discussões temáticas para a produção de sugestões.” O segundo evento teve por objetivo apresentar e validar o “Manual de Ecoinovação” proposto pela Unep, o programa das Nações Unidas para o meio ambiente: “Somos parte da história da gestão ambiental aplicada a processos produtivos, considerando que o método de produção mais limpa da Unep e Centro Nacional de Tecnologias Limpas é referência mundial e muito utilizado. Embora o material completo referente ao manual ainda não esteja disponibilizado, pois é considerado material de trabalho ainda em construção, muita coisa pode ser pesquisada no site da organização".