Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  21.08.13

Ambientes submersos


Pesquisador do IPT participa de dois eventos em geofísica e apresenta ferramentas para enfrentar desafios ambientais


No período de 24 a 26 de julho realizou-se no Rio de Janeiro o primeiro simpósio de acústica no Brasil e na América Latina, o Acoustics in Underwater Geosciences Symposium. Com o apoio da IEEE/OES (International Electric and Electronics Engineers/Oceanic Engineering Society) o evento reuniu cerca de 150 pessoas. O pesquisador Luiz Antonio Pereira de Souza, do Centro de Tecnologias Geoambientais do IPT, o CTGeo, foi o responsável técnico do evento.

Pesquisador Luiz Antonio Pereira de Souza mostrou experiência do IPT na aplicação de métodos acústicos no monitoramento de processos erosivos de margens de reservatórios
 
Segundo Souza, além do fato de realizar pela primeira vez um evento deste porte, o Brasil ganhou destaque pela repercussão alcançada. “A importância da realização do simpósio no País refletiu-se no interesse e na participação de pesquisadores de países como China, Estados Unidos, Índia, Noruega, México, França e Bélgica, entre outros”. Souza apresentou um trabalho, em coautoria com os pesquisadores Mariucha da Silva e Adalberto A. Azevedo, mostrando a experiência do IPT na aplicação de métodos acústicos no monitoramento de processos erosivos de margens de reservatórios, com o exemplo dos estudos realizados pelo IPT no reservatório de Porto Primavera (Side scan sonar applied to water reservoir).

A comissão organizadora do evento foi composta também pelos professores Arthur A. Neto, da Universidade Federal Fluminense, e Jean-Pierre Hermand, da Universidade Livre de Bruxelas.

CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOFÍSICA – Outro importante evento internacional nesta área do conhecimento ocorrerá na próxima semana (26 a 29 de agosto) também no Rio de Janeiro. Trata-se do 13th International Congress of the Brazilian Geophysical Society. Neste evento Souza apresenta o trabalho intitulado Why multi-frequency approach on shallow water seismic investigation? sobre a experiência pioneira do IPT na utilização simultânea de sistemas acústicos multifrequenciais na investigação de ambientes submersos rasos como rios, reservatórios e áreas costeiras.

Outros quatro trabalhos desenvolvidos por três pesquisadores do Centro de Tecnologia de Obras de Infraestrutura do IPT, o CT-Obras, também serão apresentados neste evento. São eles: "A obtenção de velocidades da onda S por diferentes métodos sísmicos", de Otávio Coaracy Brasil Gandolfo; "Ensaio Geofísico de Magnetometria Aplicado na Localização de Equipamento Soterrado” e "Ensaio Geofísico de GPR Aplicado no Mapeamento de Fundações", ambos de Vicente Luiz Galli, e "Monitoramento sismológico com as estações da RSIM/RSBC/SP7/QQ1 e a sismicidade na região Sul do Brasil entre 2000 e 2012", de Luis Carlos Ribotta.