Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  06.09.13

Apoio em guas da Prata


Relatório elaborado pelo IPT avaliou a situação atual de risco de movimentação de blocos rochosos na cidade


Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), Rodrigo Garcia, entregou nesta quinta, 5 de setembro, ao prefeito de Águas da Prata, Samuel Binati, o relatório de técnico final da análise das condições de estabilidade de blocos rochosos em encosta de morro nas proximidades da área urbana da estância hidromineral do município. O estudo foi realizado por técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), por meio de recursos disponibilizados pelo Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem).

De acordo com Garcia, esse relatório é essencial para diagnosticar a atual situação do local. “Agora, a prefeitura poderá seguir as recomendações necessárias para a estabilidade dos blocos. O estudo foi realizado por técnicos do IPT, um dos mais renomados institutos do Brasil", acrescenta.

Para a execução do trabalho, que teve duração de dois meses, foi investido o total de R$ 59,4 mil.  O relatório avaliou a situação atual de risco de movimentação de blocos rochosos, considerando as alterações realizadas pelas obras da prefeitura local, que visavam abrandar a situação de risco anteriormente existente.

Em 2003, o IPT havia realizado estudos prévios de análise de estabilidade de blocos nessa região, que foram seguidos pela prefeitura municipal. O novo levantamento aponta que seja realizada uma pequena estrutura de contenção na base de um dos blocos.