Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  24.09.13

Game aborda riscos ambientais


Parceria entre Secretaria da Educação e Defesa Civil do Estado de SP resulta em “game” para prevenção; IPT colaborou


A Secretaria da Educação do Estado, por meio da Escola Virtual de Programas Educacionais, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil da Secretaria da Casa Militar, acaba de lançar um jogo virtual que ensinará os estudantes da rede estadual a prevenir riscos ambientais. Os temas estão divididos em nove módulos que tratam de proteção e defesa civil. São eles: defesa civil, escorregamento, tempestades e raios, inundação, estiagem, acidentes domésticos, afogamento, abrigo e comunidade resiliente. Com plataforma lúdica e interativa, o curso é gratuito e será disponibilizado na internet. Estará acessível por meio de qualquer computador conectado à Web.
Captura de tela do game educativo
 

No total, são 30 mil vagas para alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. O lançamento foi feito na segunda-feira, dia 23 de setembro. O evento contou com as participações do secretário da Educação, Herman Voorwald, e do secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel PM Marco Aurélio Alves Pinto.


As aulas – em forma de conjunto de jogos interativos sob o título “Defesa Civil: A Aventura” – começam a partir do próximo dia 1º de outubro. Ao concluir os nove módulos do curso, o aluno será premiado com um acesso ao “Talismã”. Segundo os desenvolvedores do jogo, o maior desafio estará nas etapas seguintes. “Um grande ‘game’ simulará situações de risco, possibilitando ao aluno utilizar os conhecimentos adquiridos nas etapas anteriores para salvar muitas vidas.” Trata-se de uma “ferramenta educacional em formato de jogo interativo, que visa disseminar a cultura da redução de riscos”.

Para participar, o aluno interessado precisa fazer sua inscrição on-line em www.educacao.sp.gov.br/evesp/cursos ou www.defesacivil.sp.gov.br. Mais informações estão disponíveis no Portal da Educação.

PARCEIROS TECNOLÓGICOS – Os responsáveis pela construção do “game” contaram com o apoio de instituições técnicas, em diversas áreas, para elaboração dos conteúdos. São elas: o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), o IPT, o Instituto Geológico (IG), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat/Inpe) e a Operação Corta Fogo (Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo). O “game” obteve certificação junto ao Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância.

Segundo o pesquisador Marcelo Gramani, do Centro de Tecnologias Geoambientais do IPT, o CTGeo, a colaboração do Instituto teve foco no tema escorregamento. “Revisamos textos, imagens e conceitos que dizem respeito a uma área em que temos conhecimento técnico e na qual atuamos há muitos anos. Inclusive o vídeo elaborado no ano passado pelo IPT tratando de áreas de risco também está no contexto do jogo ‘Defesa Civil: A Aventura’.”