Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  25.09.13

Edificao em tnel de vento


Equipamento faz simulação do desempenho aerodinâmico de edificações sob condições atmosféricas adversas


Um equipamento de grande porte que incorpora tecnologia de ponta em medições e pode produzir deslocamentos de ar, com intensidades variáveis, para simulação do desempenho aerodinâmio de edificações e outras estruturas em escala reduzida (maquetes). Esta é uma ferramenta estratégica, capaz de gerar subsídios para projetos arquitetônicos de porte, especialmente no caso de construções sujeitas ao impacto das mudanças climáticas. “Estamos falando de um túnel de vento com características especiais”, explica Carlos Padovezi, diretor de Operações e Negócios do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Ensaio de modelos reduzidos de prédios a serem construídos na cidade de Sorocaba
 


Segundo Padovezi, para atender as demandas crescentes por testes de segurança estrutural em setores como o da construção civil, o IPT construiu e opera um Túnel de Vento de Camada Limite Atmosférica.

“Esse equipamento permite realizar ensaios que reproduzem as diferentes condições de escoamento do ar próximo à superfície. Desta forma é possível assegurar a confiabilidade de equipamentos, estruturas e componentes submetidos a cargas de ventos de grandezas variáveis. Podemos determinar os efeitos das cargas de vento sobre estruturas de edifícios, casas, pontes, telhados e viadutos para dar mais confiabilidade aos respectivos projetos construtivos”.

O Túnel de Vento de Camada Limite Atmosférica do IPT – afirma Padovezi – é ferramenta necessária e, ao mesmo tempo, eficaz para atender à demanda do governador Geraldo Alckmin por estudos técnicos visando ao reforço estrutural das edificações que possam ser submetidas a fortes ventanias. “A competência multidisciplinar, técnica e laboratorial do Instituto estará à disposição de São Paulo na busca de soluções de projeto que contribuam para minimizar os impactos das mudanças climáticas”.