Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  01.10.13

Novo programa para alunos de ps-graduao


Programa Novos Talentos do IPT é oportunidade de apoio a alunos de mestrado e doutorado em áreas de interesse mútuo


Estão abertas a partir do dia 30 de setembro, até o próximo dia 11 de novembro, as inscrições para candidatos ao programa Novos Talentos do IPT. O objetivo do programa é apoiar as atividades de pesquisa e desenvolvimento de estudantes aos níveis de mestrado e doutorado, inclusive participantes do pós-doutorado.
Estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado receberão orientação de pesquisadores do IPT e terão acesso à infraestrutura laboratorial
 

Além dos alunos de mestrado do próprio IPT, o programa está aberto a candidatos das demais instituições de ensino e pesquisa, desde que atendam as qualificações previstas para cada caso e tenham foco em temas científicos e tecnológicos de interesse do Instituto.

Segundo a diretora de Inovação do IPT, Zehbour Panossian, há diversas formas de apoio previstas pelo programa Novos Talentos. “Nosso objetivo é proporcionar os recursos e os meios para que os candidatos selecionados desenvolvam seus trabalhos com qualidade e rigor metodológico, dentro de parâmetros estratégicos para as áreas de atuação do Instituto.”

O Programa apoiará os participantes das seguintes maneiras:

  • Orientação ou coorientação no Projeto por pesquisadores do IPT;
  • Acesso à infraestrutura de laboratórios e equipamentos do IPT necessários para a execução do projeto;
  • Possibilidade de recebimento de reserva técnica, com recursos da Fundação de Apoio ao IPT, a FIPT, de acordo com as regras previstas no edital;
  • Possibilidade de recebimento de bolsa suplementar da FIPT, de acordo com as regras previstas no edital, para os participantes que já estejam recebendo ou que irão receber bolsa de outras fontes (somente mestrado ou doutorado);
  • Possibilidade de recebimento de bolsa integral da FIPT, de acordo com as regras previstas no edital, para os participantes que não recebem bolsa de outras fontes (somente mestrado ou doutorado).
  • Participantes do pós-doutorado não terão a possibilidade de receber bolsa FIPT, mas terão apoio de pesquisadores do Instituto para o pedido de bolsas no âmbito de projetos de pós-doutorado junto às agências de fomento.

Quem pode se candidatar:

Para o mestrado ou o doutorado serão elegíveis estudantes de quaisquer instituições de ensino superior, brasileiros ou estrangeiros. Para o caso de orientação por pesquisadores do IPT, o estudante deverá ter iniciado sua pós-graduação há no máximo três meses, contados a partir da data de matrícula. Para os casos de coorientação, este prazo poderá ser de até dez meses.

Candidatos a pós-doutorado deverão ter concluído o doutorado até o início da participação no programa Novos Talentos. Os selecionados irão colaborar com o pesquisador do IPT para apresentar projeto de pós-doutorado a uma agência de fomento. Caso o projeto não seja aceito por uma agência de fomento, o candidato poderá abandonar o programa.

Também poderão candidatar-se estudantes de mestrado, doutorado ou pesquisadores de pós-doutorado com vínculo empregatício, que estejam desenvolvendo projetos de pesquisa de interesse para as respectivas empresas.

Os participantes deverão dedicar no mínimo 30 horas semanais às atividades de pesquisa no IPT, ou em sua instituição de ensino e pesquisa. Participantes com vínculo empregatício poderão dedicar somente 16 horas mensais às atividades de pesquisa.

Vagas e bolsas previstas:

  • Duas vagas para mestrado com Bolsa FIPT Integral;
  • Duas vagas para doutorado com Bolsa FIPT Integral;
  • Quatro vagas para mestrado com Bolsa FIPT Suplementar;
  • Quatro vagas para doutorado com Bolsa FIPT Suplementar;
  • Vagas (a definir) para mestrado sem Bolsa FIPT;
  • Vagas (a definir) para doutorado sem Bolsa FIPT;
  • Quatorze vagas para pós-doutorado.

Para mais informações, acesse o edital: www.ipt.br/trabalhe/novos_talentos