Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  14.10.13

Brincando com tecnologia


Tecnologia é coisa séria, mas também pode ser divertida; IPT recebeu crianças no túnel de vento em seu dia


“Uma bola chutada durante uma pelada ganha velocidade inicial que vai diminuindo até que, num determinado momento, atinge o chamado ‘ponto de crise de arrasto’” e... isto é conversa de gente grande num teste de bola de futebol feita no túnel de vento de camada limite atmosférica do IPT. O que esse mesmo túnel viu na sexta-feira, dia da criança, foi um público bem diferente dos técnicos e pesquisadores com suas anotações e notebooks.

Crianças preparam-se para visitar o túnel de vento do IPT
 
Um grupo barulhento de crianças de um ano e meio até quase seis anos invadiu o túnel de vento, com acompanhamento seguro de educadores e orientação dos pesquisadores. Foram conhecer de perto um dos equipamentos de tecnologia avançada onde seus pais, ou colegas deles, realizam todos os dias trabalhos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Estas crianças são uma parte do grupo de filhos e filhas das profissionais empregadas no Instituto.

Segundo Marilene Magri, da creche do IPT, a semana foi agitada por conta da data especial para a criançada. “Na segunda-feira tivemos seção de cinema, com desenhos e pipoca; na terça, piquenique; na quarta, história com teatrinho; na quinta, baile do pijama e gincana.” Na sexta, um momento mágico: “vamos ao túnel de vento!”.

A creche do IPT começou em 1981 como um pequeno berçário; hoje, a unidade conta com profissionais especializados – como educadoras – para atividades educativas, brincadeiras e cuidados necessários. Desde sua criação, há mais de três décadas, 665 crianças foram atendidas e suas famílias beneficiadas. Hoje, são 33 crianças com idades entre zero e seis anos.

 
  • Dia da Criança - Visita das crianças da creche do IPT ao túnel de vento