Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  25.10.13

Alunos encaram desafio de HQ


Estudantes da Etec de Embu conhecem laboratórios do IPT e participam de concurso de HQ na Semana Nacional de C&T


Um grupo de 110 alunos da Etec da cidade de Embu das Artes, de áreas técnicas diversas como redes e eletrônica, participou na tarde do dia 23 de outubro de apresentações no IPT sobre aplicações tecnológicas na área esportiva. O evento é parte das atividades do Instituto dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que, na edição deste ano, tem como tema central “ciência, saúde e esporte”, levando em conta as realizações da Copa do Mundo no próximo e das Olímpiadas em 2016.

Estudantes conheceram as competências do túnel de vento e dos laboratórios para ensaios em materiais esportivos
 
Os estudantes ouviram atentos as explicações dos pesquisadores Gilder Nader, do Centro de Metrologia de Fluidos (CMF), que relatou testes realizados no túnel de vento de camada limite atmosférica do IPT. Nele foram realizados ensaios com bolas de futebol e algumas das arenas em que serão disputados alguns jogos da Copa. Em seguida, o pesquisador Richard Pahl, do Centro de Têxteis Técnicos e Manufaturados (Cetim), apresentou processos tecnológicos inovadores como possibilidades para aprimoramento dos materiais esportivos. Na sequência, o jornalista João Garcia, do Departamento de Imprensa do Instituto, mostrou possibilidades técnicas para produção de quadrinhos e cartuns sobre o tema da Semana. Os trabalhos selecionados serão publicados no site do IPT.

Encerrando a visita, os alunos da Etec visitaram o túnel de vento do CMF e o laboratório do Cetim para conhecer a operação dos equipamentos utilizados em pesquisa e desenvolvimento. Para a historiadora Cristiane Alves de Sousa, uma das responsáveis do IPT pelo evento, os objetivos propostos foram alcançados: “É enriquecedor para os dois lados este tipo de aproximação: os alunos veem na prática o funcionamento da instituição de pesquisa e o Instituto torna-se mais conhecido deste público jovem”.

 
  • Visita dos alunos da ETEC Embu