Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  05.12.13

Inovao na odontologia


Programa Novos Talentos viabiliza estudo de material odontológico no Núcleo de Bionano para tese de doutorado


Programa Novos Talentos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) disponibiliza a experiência e a competência técnica de suas equipes para apoio ao desenvolvimento de estudos e pesquisas na academia. Nesse contexto, a dentista Valdirene Alves dos Santos concluiu sua tese de doutorado no Laboratório de Tecnologia de Processos e Partículas do IPT e o resultado das pesquisas produziu uma patente.

Estudo de Valdirene representa uma alternativa ao tratamento de pacientes com candidíase oral
 
O trabalho integra a tese de doutorado apresentada por Valdirene na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) e constitui no preparo e na caracterização físico-química de filmes nanofibrílicos contendo cloreto de cetilpiridíneo (CCP), uma alternativa inovadora aos antifúngicos para o tratamento da infecção bucal denominada candidíase oral.

Valdirene participou do programa e utilizou a infraestrutura dos laboratórios do Núcleo de Bionanomanufatura durante cerca de um ano. O objetivo foi descobrir como aumentar a biodisponibilidade do CCP em contato com a mucosa bucal. “Com o apoio do IPT, surgiu a possibilidade de desenvolver uma formulação baseada em um sistema para liberação gradual no qual o princípio ativo incorporado em nanofibras poliméricas pudesse ser liberado na mucosa bucal”, conta ela.

O estudo representa uma alternativa ao tratamento de pacientes com candidíase oral porque, com a liberação lenta, a frequência de aplicação da formulação na mucosa oral será menor e a adesão do paciente ao tratamento, maior.
Estudo incluiu a incorporação do princípio ativo em nanofibras poliméricas para liberação controlada na mucosa bucal
 
A patente foi depositada em nome dos pesquisadores Maria Helena Ambrosio Zanin, responsável pelo projeto e orientadora, Adriano Marim de Oliveira e Natalia Neto Pereira Cerize, todos do IPT, além de Valdirene, em 14 de dezembro de 2012.

PROGRAMA NOVOS TALENTOS – O objetivo do Programa Novos Talentos é apoiar atividades de P&D conduzidas por estudantes de mestrado e doutorado matriculados em programas de pós-graduação nas universidades ou institutos de pesquisa públicos ou privados. Inclui também projetos de pós-doutorado de jovens pesquisadores, em temas científicos e tecnológicos de interesse do IPT.

São elegíveis estudantes de mestrado ou doutorado e pesquisadores de pós-doutorado com vínculo empregatício que estejam desenvolvendo projetos de pesquisa nas respectivas empresas. Os participantes recebem apoio e orientação de pesquisadores do IPT, além de acesso à infraestrutura laboratorial para desenvolver suas atividades. Podem ainda receber bolsas de estudo integrais ou suplementares.