Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  11.11.09

Cooperao com Qubec


IPT assina memorando de entendimento com escola canadense para ampliar colaboração internacional


O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a École de Technologie Supérieure (ETS) assinaram um memorando de entendimento na manhã do dia 5 de novembro com o objetivo de promover e ampliar a colaboração internacional por meio de atividades profissionais e interculturais, assim como projetos entre seus pesquisadores.

IPT e ETS assinam memorando de entendimento em SP
 


Pierre Arcand, ministro de Relações Internacionais do Québec, encabeçou a comitiva canadense e participou do evento com a palestra “Formação e Economia do Saber”. Em sua apresentação, ele lembrou das semelhanças entre a província canadense e o Estado de São Paulo na liderança nacional de investimentos em pesquisas e alertou para a importância da pesquisa e educação para o progresso da sociedade. “O governo do Québec aplicou em pesquisa e desenvolvimento o equivalente a 2,7% do PIB em 2006 e este investimento deverá subir para 3% em 2010, em segmentos tão diversos quanto nanotecnologia, farmacologia e jogos virtuais”, afirmou ele.

“A base do acordo entre a ETS e o IPT está no fato de que compartilhamos a mesma visão de desenvolvimento”, explica Victor Songmene, diretor do Laboratório de Engenharia de Procedimentos, Produtos e Sistemas (LIPPS). “Acreditamos que o desenvolvimento tecnológico e as questões ecológicas não são competitivos: é possível produzir mercadorias de boa qualidade sem causar danos ao meio ambiente”. A escola já possui acordos firmados com instituições de ensino no país, mas esta é a primeira parceria assinada com um instituto de pesquisas brasileiro.

 
  • Colaboração Internacional