Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  19.12.13

Internet do futuro premiada


Pesquisadores do IPT conquistam prêmio em evento internacional relacionado à WWW e Internet no R.G.do Sul


Um artigo dos pesquisadores Mario Miyake e Alessandro Santiago, do Centro de Tecnologia da Informação, Automação e Mobilidade do IPT, foi um dos quatro ganhadores do prêmio Melhores Artigos na Conferência Ibero-Americana WWW/Internet 2013. O artigo ‘Adicionando Valor em Instalações de Pesquisa Experimental para a Internet do Futuro: Requisitos, Lacunas e Recomendações’ será publicado em edição especial do Journal of Applied Computing Research.

Segundo Alessandro, esse artigo é fruto da parceria com a comunidade europeia no projeto MyFire. O IPT é o representante latino-americano neste projeto e o artigo premiado consolida os principais resultados, apontando alternativas mundiais para melhor explorar os mecanismos de teste de tecnologias no futuro da internet. “Aumentar a exploração de ambientes de testes, identificar as necessidades de padronização e expandir as redes internacionais para atender as instalações experimentais da Internet do futuro são os principais objetivos do projeto”, afirma ele. O IPT participa desta rede multidisciplinar de cooperação composta por comunidades de pesquisas de quatro países europeus e mais três do chamado BRIC.

O evento foi organizado pela Associação Internacional para Desenvolvimento da Sociedade da Informação – IADIS na sigla em inglês – com foco nos principais aspectos relacionados com a WWW e a Internet, entre 21 e 23 de novembro no campus São Leopoldo da Unisinos, localizado na região metropolitana de Porto Alegre (RS).