Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  30.01.14

Impactos na construo


Evento no IPT em 17 e 18/02 discute mudanças provocadas pela norma NBR 15.575 de edificações habitacionais


Acontece no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) nos dias 17 e 18 de fevereiro o evento ‘Impactos da Norma de Desempenho’. A norma NBR 15.575 – Desempenho de Edificações Habitacionais tem como objetivo garantir a qualidade a partir de uma série de requisitos mínimos. A diretriz que até então abrangia somente edificações de até cinco pavimentos, após a nova aprovação realizada em 19 de julho de 2013, passa a valer para qualquer número de andares.

Conhecimentos sobre o conteúdo da norma e impactos da diretriz em projetos de arquitetura e urbanização serão alguns dos temas discutidos nos dois dias do seminário. Crédito foto: Clovis Deangelo (CDHU)
 
O objetivo do seminário é debater as ações necessárias e os desafios para que o conceito de desempenho seja ampliado, além de contribuir para o aumento da qualificação das construções e competência dos profissionais envolvidos.

O primeiro dia do evento irá abordar os conhecimentos sobre o conteúdo da norma, seus aspectos jurídicos, necessidades e propostas para a grade curricular no ensino superior tecnológico; o segundo fará análises dos impactos e desdobramentos da diretriz em projetos de arquitetura e urbanização, no comércio de materiais de construção e no setor produtivo público e privado.

Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Sindicato da Construção de São Paulo (SindusCon-SP), Secretaria da Habitação e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de São Paulo, Ministério das Cidades e IPT, o evento irá contar com palestras de pesquisadores do Instituto e de representantes de outras entidades.

Pesquisadores do Centro Tecnológico do Ambiente Construído do IPT irão apresentar e moderar palestras e debates. O pesquisador Ercio Thomaz irá abordar o tema ‘Desempenho estrutural, segurança contra incêndio, segurança no uso e ocupação’, Fulvio Vittorino o ‘Desempenho térmico, desempenho acústico e desempenho lumínico’ e Claudio Vicente Mitidieri Filho ‘Estanqueidade à água, durabilidade e manutenibilidade’, todos no primeiro dia do evento. A pesquisadora Luciana Alves de Oliveira será a moderadora do debate ‘Atuação do setor público na implantação da norma de desempenho’ no dia 18.

Mais informações sobre a programação e o valor das inscrições estão disponíveis pelo telefone (11) 3334-5600, pelo e-mail eventos@sindusconsp.com.br ou clique aqui.