Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  19.03.14

Apoio tecnolgico em plstico


IPT apresenta soluções para pequenas e médias empresas do setor de transformação de plástico em evento


As ações de extensão tecnológica e de desenvolvimento oferecidas pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas para auxiliar as micro, pequenas e médias empresas do setor de transformação de plástico a lidar com problemas técnicos vão marcar a presença do IPT na sétima edição da feira e congresso sobre plásticos, a PlastShow, que será realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, de 1 a 4 de abril.

Cinco modalidades de atendimento tecnológico – financiadas pelo Sebraetec, do Sebrae-SP; Programa de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas, do Governo do Estado de São Paulo e o Sibratec, o Sistema Brasileiro de Tecnologia, do Governo Federal – serão apresentadas em palestra a ser ministrada em 3 de abril por Mari Katayama, diretora do Núcleo de Atendimento Tecnológico à Micro e Pequena Empresa do IPT, e pelo pesquisador Vicente Mazzarella.

Cada um dos cinco tipos de atendimento está voltado para resolver um tipo específico de problema nas empresas. O Projeto Unidades Móveis, o Prumo, oferece laboratórios móveis instalados em vans que fazem o atendimento a empresa in loco.
Unidade móvel do projeto Prumo estará no estande do IPT na PlastShow
 
Um engenheiro e um técnico realizam o diagnóstico, a sugestão de solução e as implantações possíveis para a solução do problema quanto à matéria prima, ao processo e ao produto acabado em dois dias. O estande do IPT na feira contará com uma unidade móvel do projeto.

O Programa de Apoio Tecnológico à Exportação, o Progex, consiste no atendimento tecnológico para adaptar um produto às exigências de um determinado mercado externo. Essas regras também cabem ao Qualimint, ou Qualificação de Produto para o Mercado Interno, que é direcionado para empresas que ainda não exportam, mas que pretendem ser mais competitivas no mercado interno. Elas devem atender aos diferentes níveis de exigências para a comercialização de produtos em cada país.

Outra opção oferecida pelo IPT é o Gespro, ou Gestão do Processo Produtivo, um programa direcionado a solucionar problemas comuns às empresas, como atrasos nos prazos de entrega e falta de itens na produção. O quinto e último é o Prolimp, de Produção Mais Limpa, uma iniciativa ligada à sustentabilidade para dar apoio ao empreendedor a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, além da minimizar a geração de resíduos ou promover a reciclagem de resíduos gerados.

SERVIÇO – A palestra será realizada no dia 3 de abril, no Auditório 1 do Pavilhão Azul do Expo Center Norte, das 14h às 14h45. Mais informações estão disponíveis no site do evento.