Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  03.04.14

Tecnologia em petrleo e gs


IPT apresenta em evento para fornecedores da indústria de petróleo e gás projetos inovadores e capacitação tecnológica


No período de 8 a 11 de abril, realiza-se a sétima edição da feira Santos Offshore Oil & Gas Expo. Trata-se de um dos mais importantes eventos da área de petróleo e gás, uma vez que São Paulo concentra os principais fornecedores de produtos e serviços desta cadeia produtiva. Segundo os organizadores, este ano estabeleceram-se parcerias com o IBP, Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis; a ANP, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, e a Onip, Organização Nacional da Indústria do Petróleo. Diante das oportunidades que representam as reservas do pré-sal na Bacia de Santos, a expectativa é de forte intercâmbio de informação e geração de novos negócios.

Equipes técnicas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, apresentarão projetos e serviços tecnológicos especializados que poderão dar suporte às indústrias nacionais fornecedoras do setor de petróleo e gás.
Tecnologia offshore para o pré-sal
Foto: Petrobras-CENPES
 

O IPT disponibiliza ferramentas de grande potencial para o setor, como o tanque de provas naval e oceânico e o túnel de vento atmosférico. São equipamentos de ponta capazes de ensaiar, otimizar e validar o desempenho de modelos em escala reduzida de complexos estruturais diversos, como plataformas offshore ou navios-tanque, entre outros, sujeitos a turbulências intensas geradas por grandes ondas marinhas ou ventos de ampla magnitude. Ensaios como estes asseguram aos fabricantes desses equipamentos de porte desempenho estrutural, segurança ambiental e, consequentemente, reconhecimento do mercado com maior lucratividade.

IPT DAY – Contatos com pesquisadores e técnicos do Instituto para conhecer detalhes de projetos e serviços à disposição do setor de petróleo e gás poderão ser feitos no estande instalado à rua E-26.

Outro meio de contato direto com pesquisadores será o IPT Day, um ciclo de palestras e debates sobre temas conectados ao setor de petróleo e gás programado para o dia 11/03, às 14h30, no auditório do Pavilhão da Feira. Estão previstas as seguintes apresentações:

• Painel 1 – “Financiamento para Projetos: Embrapii e apoio tecnológico as micros, pequenas e médias empresas
Palestrantes: Mari Katayama e Flávia Motta

• Painel 2 – “Apoio do IPT para empresas da cadeia de petróleo e gás”
Palestrantes: Kazuto Kawakita; Neusvaldo Almeida; Sérgio Ferreira; Mari Katayama

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

SERVIÇO – A sétima edição da feira Santos Offshore 2014 Oil & Gas Expo será realizada nos dias 8 a 11 de abril, no Mendes Convention Center em Santos, São Paulo. Mais detalhes sobre a participação do IPT neste evento poderão ser obtidos pelo e-mail eventos@ipt.br.