Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  04.04.14

Holanda: dilogo ambiental


Vice-ministra holandesa de Infraestrutura e Meio Ambiente visitou IPT. Em pauta projetos ambientais de interesse mútuo


​Na quarta-feira, dia 2 de abril, a vice-ministra holandesa de Infraestrutura e Meio Ambiente, Wilma Mansveld, liderou missão técnica de seu país em visita ao IPT. Foram recebidos pelo diretor-presidente do Instituto, Fernando Landgraf, e pesquisadores que atuam em projetos com foco ambiental. A ministra conheceu alguns dos principais projetos desenvolvidos por essas equipes como remediação de áreas contaminadas, gaseificação de biomassa, análise ambiental em obras civis e apoio a governos na prevenção de deslizamentos.

Vice-ministra Mansveld e o diretor-presidente Landgraf (ao centro) com suas equipes técnicas durante visita ao IPT
 
Em todo o mundo, mudanças climáticas e controle das emissões de gases do chamado efeito estufa continuam na ordem do dia. Para a ministra Mansveld uma redução significativa dessas emissões, da ordem de 40% no horizonte de 2030, exigirá muito esforço das partes envolvidas. "É um desafio grande fazer com que nossas empresas cheguem a esse nível de redução." Questões relativas à agricultura e à contaminação de recursos hídricos também são motivo de preocupações conjuntas. A ministra acredita que é preciso trabalhar conjuntamente o poluente e o poluidor, sem deixar de lado o aspecto social do problema.

Na avaliação de Landgraf, diversas competências foram desenvolvidas pelo IPT ao longo dos anos e geraram conhecimento fundamental para dar suporte tecnológico à resolução dos desafios como os do meio físico. "Alguns dos impactos ambientais estão na área de engenharia, como nos casos dos deslizamentos de terra e remediação de áreas contaminadas." Embora os termos tratados neste encontro ainda demandem maior aprofundamento e consultas, ficou para ambos os lados a expectativa de se abrirem novas frentes de cooperação em pesquisa tecnológica entre instituições dos dois países.