Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  22.04.14

Apoio tecnolgico na Expobor


IPT apresenta soluções para pequenas e médias empresas do setor de borracha em evento esta semana em São Paulo


As ações de extensão tecnológica e de desenvolvimento oferecidas pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas para auxiliar às micro, pequenas e médias empresas do setor de transformação de borracha a lidar com problemas técnicos vão marcar a presença do IPT na 11ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha, a Expobor. O evento será realizado no Expo Center Norte, em São Paulo, de 23 a 25 de abril.

“O mercado globalizado exige que as empresas sejam competitivas em termos de preço, prazo de entrega e qualidade dos produtos, em atendimento às normas técnicas nacionais e internacionais e obediência aos regulamentos técnicos cabíveis”, afirma Mari Katayama, diretora do Núcleo de Atendimento Tecnológico à Micro e Pequena Empresa do IPT. “As empresas de pequeno e médio porte geralmente têm dificuldades em enfrentar esses novos desafios, muitas vezes por desconhecimento e outras pela falta de capacidade técnica, por não possuírem uma área de engenharia e de projetos”.

Unidade móvel do projeto Prumo estará no estande do IPT na Expobor
 
A palestra abordará as soluções tecnológicas para equacionar as questões acima, postas à disposição das empresas do setor de borracha, com subsídio financeiro de até 90% do custo do atendimento. Esse subsídio provém de duas fontes: a federal, por meio do Sibratec – Sistema Brasileiro de Tecnologia, bancada pela Finep/MCTI, e a estadual por meio do orçamento anual do Estado, via Programa de Apoio Tecnológico às Micro, Pequenas e Médias Empresas.

Cinco modalidades de atendimento tecnológico serão apresentadas em palestra a ser ministrada em 23 de abril por Mari e pelo pesquisador Vicente Mazzarella.

Cada um dos cinco tipos de atendimento está voltado para resolver um tipo específico de problema nas empresas. O Projeto Unidades Móveis, o Prumo, oferece laboratórios móveis instalados em vans que fazem o atendimento a empresa in loco. Um engenheiro e um técnico realizam o diagnóstico, a sugestão de solução e as implantações possíveis para a solução do problema quanto à matéria prima, ao processo e ao produto acabado em dois dias. O estande do IPT na feira contará com uma unidade móvel do projeto.

O Programa de Apoio Tecnológico à Exportação, o Progex, consiste no atendimento tecnológico para adaptar um produto às exigências de um determinado mercado externo. Essas regras também cabem ao Qualimint, isto é, Qualificação de Produto para o Mercado Interno, que é direcionado para empresas que ainda não exportam, mas que pretendem ser mais competitivas no mercado interno. Elas devem atender aos diferentes níveis de exigências para a comercialização de produtos no País.

Outra opção oferecida pelo IPT é o Gespro, ou Gestão do Processo Produtivo, um programa direcionado a solucionar problemas comuns às empresas, como atrasos nos prazos de entrega, balanceamento da produção e custos elevados. O quinto e último é o Prolimp, Produção Mais Limpa, uma iniciativa ligada à sustentabilidade para dar apoio ao empreendedor a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, além da minimizar a geração de resíduos ou promover a reciclagem de resíduos gerados.

SERVIÇO – A palestra será realizada no dia 23 de abril, das 15h às 16h30. Mais informações estão disponíveis no site do evento.