Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  29.04.14

Qualidade bate porta


Empresas recebem primeiros certificados de conformidade à norma ABNT para portas de madeira ensaiadas no IPT


Nove empresas receberam os primeiros certificados de conformidade de portas à norma ABNT NBR 15.930, concedidos pela própria Associação Brasileira de Normas Técnicas, no último dia 23 de abril durante a feira ConstruBR realizada em São Paulo, Esta ação integra o Programa de Certificação de Portas de Madeira para Edificações, inserido no Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações, o PSQ-PME.

O PSQ-PME é coordenado pela Associação Brasileira da Indústria da Madeira Processada Mecanicamente, a Abimci, tendo como organismo de certificação de produtos a ABNT.
Análises realizadas pelo IPT são empregadas tanto para avaliação como para assessoria tecnológica ao desenvolvimento e aprimoramento de produtos
 
“O IPT realiza os ensaios laboratoriais para os fabricantes de portas de madeira que participam destes programas”, explica o pesquisador Claudio Mitidieri, do Centro Tecnológico do Ambiente Construído. “Há um convênio de cooperação técnica entre IPT e Abimci, com a ABNT como interveniente, caracterizando o IPT como o laboratório de ensaios, e este evento marcou a entrega dos primeiros certificados.”

Segundo Mitidieri, foram entregues certificados a produtos de nove empresas diferentes, para folhas de porta internas e/ou de entrada. “A folha de porta interna é empregada em ambientes no interior da unidade. A folha de porta de entrada é empregada abrigada, na entrada da unidade, sem exposição às intempéries. Por exemplo, a porta de entrada de um apartamento ou conjunto comercial em um edifício.”

A Abimci informou que, hoje, são cerca de 18 as empresas que participam do programa e o IPT está fazendo os ensaios em folhas e marcos das portas que elas fabricam. “Assim que o programa for avançando, a ABNT fará a concessão de novos certificados de conformidade.”