Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  20.05.14

Velocidade da banda larga


Aplicativo gratuito lançado pela Fiesp e analisado pelo IPT é compatível com Windows e oferece três tipos de medição


Com informações da Agência Indusnet Fiesp

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em parceria com o NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), lançou na segunda-feira, 19 de maio, o aplicativo Monitor Banda Larga. A ferramenta foi desenvolvida para auxiliar qualquer usuário a verificar se a sua prestadora de serviços está entregando a internet banda larga de acordo com o contratado e com os parâmetros da Anatel, de maneira simples e de fácil compreensão.

O aplicativo será compatível inicialmente com o sistema operacional Windows e contará com três tipos de medição: padrão, automaticamente configurada com a instalação do aplicativo e que realiza testes diários a cada 6 horas; instantânea, que verifica a qualidade da conexão imediatamente, e programada, com opção para seleção de intervalos de medição a cada 2, 4, 6 ou 8 horas. Após a escolha das opções de medição, o usuário visualizará um relatório objetivo, que indica velocidade e qualidade da internet.

Ferramenta foi desenvolvida para auxiliar qualquer usuário a verificar se a sua prestadora de serviços está entregando a internet banda larga de acordo com o contratado e com os parâmetros da Anatel
 
“Diferentemente de outros aplicativos semelhantes, o Monitor Banda Larga é o primeiro aplicativo que oferece medições diárias e automáticas, com relatório mensal completo, e dispõe ainda de recursos que permitem ao usuário verificar o melhor canal de wi-fi a ser utilizado, caso esteja utilizando uma conexão sem fio”, afirmou Carlos Cavalcanti, diretor do Departamento de Infraestrutura da Fiesp. O lançamento ocorreu durante a abertura da Semana de Infraestrutura L.E.T.S, evento promovido pela Fiesp e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) que unifica os tradicionais encontros anuais sobre infraestrutura em um único fórum de discussão.

AVALIAÇÃO – O Centro de Tecnologia da Informação, Automação e Mobilidade do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) realizou a análise tecnológica do aplicativo com o objetivo de verificar as características técnicas do produto, atestando a conformidade de leitura dos parâmetros de qualidade de acesso à Internet que estão previstos na resolução ANATEL 574/2011.

Para a execução do trabalho, o IPT analisou bibliografias, legislação e informações contidas nos documentos apresentados pelo desenvolvedor do software, e também realizou testes de avaliação dos dados transmitidos e recebidos em várias regiões da Grande São Paulo, além de análises arquiteturais e funcionais. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado aqui.