Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  17.11.09

Tecnologia para a sustentabilidade


O IPT capacita-se para dar o suporte tecnológico indispensável ao crescimento sustentado da economia


Fazer a ligação entre indústria e academia para inovação é um papel estratégico a ser desempenhado pelo IPT, nas próximas décadas, segundo o seu presidente, João Fernando Gomes de Oliveira. “Desta maneira
poderemos dar o suporte necessário ao desenvolvimento do setor produtivo nacional, com foco na sustentabilidade.”

São exemplos deste tipo de ação do Instituto estudos relacionados à Análise do Ciclo de Vida de produtos (ACV), a colaboração do IPT na definição de temas estratégicos para a IV Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, além de projetos técnicos com foco na sustentabilidade como os de estruturas leves, gaseificação de biomassa, áreas contaminadas e silício grau solar.

A disputa por mercados globais levará em conta, de maneira crescente, processos e usos de matérias-primas sustentáveis. “O IPT investe no conceito de sustentabilidade nas diversas áreas em que atua tecnicamente, das obras de infraestrutura à TI, passando por transportes, ambiente e energia, entre tantas outras. A propósito, o Governador José Serra lembrou em seu artigo ‘Enfrentar as mudanças climáticas’ (Folha de SP - 10/11/2009 - Opinião) que ‘O IPT se voltará às novas tecnologias que reduzem a quantidade de energia não renovável por unidade de produto’.”