Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  26.11.09

Visita dos finlandeses


Comitiva do Fórum de Pesquisa e Tecnologia da Finlândia conhece projetos do IPT em bioenergia e sustentabilidade


O IPT recebeu na quarta-feira, 25 de novembro, uma comitiva de representantes do Fórum de Pesquisa e Tecnologia da Finlândia. A visita da delegação ao país foi motivada pelo interesse em entender as prioridades das políticas brasileiras de ciência e inovação e os motivos para a escolha destes temas. Eles conheceram no Instituto os projetos de gaseificação de biomassa (realizado no Laboratório de Energia Térmica, Motores, Combustíveis e Emissões) e de capacitação em Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), atualmente em estudos por um grupo multidisciplinar do IPT e um tema diretamente ligado à criação de comunidades sustentáveis.

Os membros da comitiva que estiveram no Instituto pertencem à Academia da Finlândia, ao Fundo de Inovação Finlandês (Sitra), à Agência Financiadora da Finlândia para Tecnologia e Inovação (Tekes) e ao Centro de Pesquisas Técnicas da Finlândia (VTT) – o último é a maior organização de pesquisas aplicadas multitecnológicas do norte da Europa. Fundado em 1942, o VTT está inserido no sistema de inovação finlandês sob o domínio do Ministério do Emprego e Economia, sendo uma organização de pesquisas não-lucrativas e com escritórios nos EUA, China, Rússia, Japão e Coréia do Sul.
Fernando Landgraf, diretor de inovação, apresenta projeto de biomassa aos finlandeses
 

“As fontes de energias renováveis e as comunidades sustentáveis são dois dos tópicos mais discutidos atualmente”, explica Erkki Leppävuori, presidente e CEO do VTT. “Desenvolvemos diversas tecnologias voltadas ao conceito de reestruturação de cidades sob o ponto de vista ecológico, pois acreditamos que o planejamento urbano adequado pode reduzir o consumo de energia. Gostaríamos de encontrar um parceiro no Brasil e descobrimos que, apesar de termos quase o dobro de funcionários do IPT – cerca de 2,7 mil pessoas –, o escopo dos trabalhos é muito similar”, completa ele. Os visitantes foram recepcionados pelo diretor de inovação do IPT, Fernando Landgraf, e pelos pesquisadores Ademar Ushima, Cláudia Teixeira e Mauro Ruiz.