Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  27.11.09

Divulgao cientfica ibero-americana


Atividades do IPT em divulgação científica foram apresentadas na Unicamp


O IPT ganhou destaque como agente de divulgação científica e tecnológica, atuando na democratização dos saberes e transmitindo conhecimentos de natureza científica e tecnológica à comunidade. Este foi um dos temas apresentado e discutido no “Foro Iberoamericano de Comunicación y Divulgación Científica”, que começou na segunda-feira, dia 23 de novembro, e terminou na quarta-feira, dia 25, na Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp. O trabalho, apresentado por Mariana Passos, assessora de imprensa do IPT e mestranda pela ECA-USP, produzido em parceria com Cristiane Sousa, historiadora do IPT, fez parte de uma sessão paralela intitulada "Centros y unidades de investigación sobre cultura científica".

Autoridades durante abertura do I Foro Iberoamericano
 


A apresentação mostrou o engajamento do instituto na modernização dos seus processos de comunicação, criando ferramentas para ampliar sua área de atuação. São exemplos dessa atitude os casos da criação do novo portal na internet; da logomarca repaginada; redefinição de missão, visão e valores da instituição; revista comemorativa aos 110 anos do IPT, lançamento da primeira newsletter e a inserção do Instituto na rede social do Twitter.

"O trabalho de divulgação científica, que é a transmissão do conhecimento científico ao grande público, não consiste em uma tarefa fácil. É um processo que demanda tempo, pois é preciso aumentar a percepção do público para os temas que envolvem o conhecimento da ciência e da tecnologia. E para se ter eficácia é preciso se adaptar às demandas da própria população, agentes e formadores de opinião", afirma Passos.

Carlos Vogt, secretário de Ensino Superior do estado de São Paulo e coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo - Labjor, destacou que o evento "proporcionou o intercâmbio de ideias, chamando a atenção para a socialização do conhecimento científico".

Saiba mais sobre o evento aqui

Cadastre-se e receba a Newsletter do IPT